LibreOffice

Voltar para a página inicial
1
Intro
3

Introdução ao LibreOffice

Introdução ao LibreOffice

Características

Formato de arquivo

O LibreOffice usa o formato de arquivo ODF - Open Document Format, um padrão desenvolvido pela OASIS, um comitê internacional de padronização, e sua especificação já foi aprovada pela ISO - International Organization for Standardization - responsável por padrões internacionais, pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas equivalente a nível nacional, além de ser o formato oficial do Governo Brasileiro, definido pelo e-PING.

Mas, e na prática, o que isto significa?

De forma prática, o que acontece é que nós geramos o conteúdo, somos donos do texto em si, mas não somos donos da caixa, ou contêiner, onde ele é guardado. Assim, dependemos do dono do formato para gerar programas que nos permitam guardar e recuperar a informação depositada neste contêiner, ou seja, precisamos ter o programa proprietário de quem é dono do formato.

No caso do LibreOffice, conseguimos acessar as informações de vários formatos, no entanto, graças ao formato ODF, que é um formato aberto, você pode escolher qual a ferramenta que deseja utilizar, garantindo a independência de fornecedor e sem geração de legado.

Uso

Pelo fato do LibreOffice ser um projeto de software livre, sua licença permite o uso comercial, residencial ou educacional, sem custos, possibilitando ainda que você o compartilhe distribuindo com os seus colegas e amigos.

Multiplataforma 

O mais interessante é que o mesmo LivreOffice que você utiliza no windows, pode usar no linux, no mac osx, freeBSD, ou em uma infinidade de outros sistemas operacionais. Assim, se você gerar um documento no windows, não terá problemas de enviar para seus colegas com mac ou linux.

1
demonstracao
24
1
corte_seco
3_108_310_181_337_109_-16_10_0_0_970_426
(Etapa xx de 1)