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Mudança

Gestão da Mudança

Planejar a Mudança

Esta é a demonstração sobre como a Gestão de Mudanças deve atuar no planejamento da mudança.

Comece a editar.
(Etapa 1 de 49)

Para iniciar o planejamento da mudança,

clique na aba "Planejar".

(Etapa 2 de 49)

Ao acessar a aba, você terá acesso a algumas informações básicas da mudança.

(Etapa 3 de 49)

No campo "Prazo de Aprovação", deve-se informar o prazo que os aprovadoras da mudança terão para aprovar a mudança. Caso a aprovação ultrapasse esse tempo, a mudança será aprovada por decurso de prazo.

Importante! Somente será possível preencher esse campo quando for requerer a aprovação.

(Etapa 4 de 49)
O campo "Plano de Atividades" permite que um modelo de Atividades seja importado para a mudança, agilizando o planejamento da mudança.
(Etapa 5 de 49)

No campo "Plano de Verificação" deve ser inserido o plano para verificação da execução da mudança.

(Etapa 6 de 49)
No campo "Plano de Correção" deve ser inserido o plano de correção, para o caso de algo ocorrer fora do esperado durante a execução da mudança.
(Etapa 7 de 49)

Nos campos "Início Programado" e "Término Programado" devem ser inseridas as datas de início e término da mudança.

(Etapa 8 de 49)

Nos campos "Início Efetivo" e "Término Efetivo" são inseridas as datas de início e término efetivo da mudança. Os campos são preenchidos automaticamente.
O "Inicio Efetivo" receberá a data de quando a primeira Atividade iniciou a execução e o "Término Efetivo" a data de quando a última Atividade foi concluída.

(Etapa 9 de 49)

As Atividades da Mudança devem ser geradas na seção "Atividades para Mudança".

Importante! Todas as mudanças devem possuir ao menos uma Atividade.
A equipe executora receberá a Atividade para executar, enquanto a Mudança ficará sob gestão do grupo da Gestão de Mudanças.

(Etapa 10 de 49)
Para se gerar uma Atividade deve-se

clicar no botão "Nova Atividade".

(Etapa 11 de 49)

Após realizar essa ação, os campos da Atividade serão apresentados em uma tela para preenchimento.

(Etapa 12 de 49)

O campo "Atividade" é preenchido automaticamente com o numero da Atividade (AT) que está sendo gerada.

(Etapa 13 de 49)

O campo "Resumo da Atividade" deve ser preenchido com uma informação que facilite a identificação da Atividade, esta informação aparecerá no Centro de Inicio do técnico que executará a atividade.

(Etapa 14 de 49)

O campo "Descrição Detalhada da Atividade" deve receber as informações sobre a atividade a ser desempenhada. Por padrão, o campo é preenchido automaticamente com as informações da descrição da mudança. Porém, ele fica habilitado para edição, caso o Gestor de Mudanças julgue necessário.

(Etapa 15 de 49)

O campo "Sequência" informa a ordem de execução das atividades.

(Etapa 16 de 49)

O campo "Tarefa" informa o número da atividade dentro da mudança, por isso leva um numero diferente do campo "Atividade".

(Etapa 17 de 49)

O campo "Tipo de Atividade" informa o tipo da atividade que pode ser Atividade ou Atividade de Fornecedor.

(Etapa 18 de 49)
Nos campos "Classificação" e "Descrição da Classificação" se define qual a classificação da Atividade da Mudança. Sua escolha é importante pois somente será possível encaminhar a Atividade para os grupos contidos na sua classificação.
(Etapa 19 de 49)
O campo "Status" apresenta a situação da atividade.
(Etapa 20 de 49)

O campo "Grupo Proprietário" define quais os usuários que receberão a Atividade para executar.

(Etapa 21 de 49)

No campo "Anexos" é possível vincular, na Atividade, arquivos para que a equipe executora receba junto com a atividade.

(Etapa 22 de 49)
No campo "Item de Configuração" é apresentado o Item de Configuração (IC) que está relacionado com a Atividade. Por padrão, o campo é preenchido automaticamente com o IC Principal da mudança.
(Etapa 23 de 49)
Nos campos "Início Programado" e "Término Programado" deve-se programar a Atividade. Por padrão, o campo é preenchido com a data de programação da mudança, porém pode ser editado, caso necessário.
(Etapa 24 de 49)
No campo "Predecessores" é possível estabelecer que uma Atividade é predecessora para a realização de outra Atividade.
(Etapa 25 de 49)

Os campos em destaque são preenchidos automaticamente, o campo "Inicio Efetivo", quando a atividade for para o status "Em Execução". E o campo "Término Efetivo", quando for para o status "Concluída".

(Etapa 26 de 49)
Na seção "Vários Itens de Configuração" são apresentados os ICs adicionais da mudança que são vinculados automaticamente á Atividade.
(Etapa 27 de 49)

Após gerar as Atividades é necessário verificar os impactos da mudança.

Clique na aba "Impactos".

(Etapa 28 de 49)

Ao acessar a aba, o Gestor de Mudança deve calcular o impacto da mudança. Para isso, deve

clicar no botão "Calcular os Impactos".

(Etapa 29 de 49)

Na seção "Destinado pela Mudança" são apresentados os ICs que serão alterados na mudança. Tratam-se do IC Principal e dos Adicionais.

(Etapa 30 de 49)

Na seção "Impactado pela Mudança" são apresentados os ICs que estão relacionados aos ICs destinados pela mudança, ou seja, são os ICs que não serão alterados pela mudança, porém serão impactados por sua execução.

(Etapa 31 de 49)
Os ICs que são apresentados nas duas seções são importantes para a fase de aprovação da mudança, pois será encaminhado o pedido de aprovação para o Grupo Aprovador e para o Grupo de Gestor de Negócios que estiver cadastrado neles.


É importante lembrar que a solicitação de aprovação somente é encaminhada para o IC do tipo "IC de Serviço".

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 32 de 49)
Após verificar os impactos deve-se também verificar os conflitos contidos na mudança. Para isso,

clique na aba "Planejar" para acessá-la.

(Etapa 33 de 49)

Na seção "Planejar Conflitos" é possível verificar se as Atividades da Mudança possuem conflitos, existem 3 tipos de conflitos, falaremos de cada um deles nas próximas etapas.

(Etapa 34 de 49)

Na aba "Janela de Mudança" é possível verificar se as atividades da mudança foram planejadas para fora da Janela de Mudança, esta Janela é relacionada aos  Itens de Configurações vinculados às Atividades.

Para entender melhor sobre a Janela de Mudança, verifique o tutorial "Janela de Mudança".

(Etapa 35 de 49)

No campo "Decisão" o Gestor de Mudança deve decidir se replanejará a mudança ou se a manterá, permitindo o conflito.

(Etapa 36 de 49)

Na aba "Conflitos de IC" é possível visualizar se os ICs vinculados às Atividades já possuem outra Atividade de mudança que irá alterá-los no mesmo horário.

(Etapa 37 de 49)
Efetuadas as etapas anteriores, a mudança estará pronta para ser encaminhada para Aprovação.


Exceção!
Nas mudanças de baixo impacto é opcional o encaminhamento para aprovação, pois como não há impactos nos serviços, não existe a necessidade de aprovação por parte do cliente. Nessas mudanças o roteamento será realizado diretamente para o status "Aguardando Execução".

Clique no botão "Rotear".

(Etapa 38 de 49)

As opções de roteamento são apresentadas na janela em destaque, escolha a opção "Iniciar aprovação de Mudança" para solicitar a aprovação da mudança.

(Etapa 39 de 49)

A mensagem de encaminhamento para aprovação é apresentada.

(Etapa 40 de 49)

Para acompanhar as aprovações, acesse a aba Histórico.


Clique na aba "Histórico".

(Etapa 41 de 49)

Na aba "Histórico de Aprovação" é possível acompanhar todas as aprovações ou não aprovações que ocorreram na mudança.

(Etapa 42 de 49)

Na seção "Histórico de Aprovação - Histórico de Aprovações Vigentes" são apresentadas as aprovações do planejamento atual da mudança, ou seja, são as aprovações que estão vigentes.

(Etapa 43 de 49)

Na seção "Histórico de Aprovação - Histórico de Aprovações Antigas" são apresentadas as aprovações de antigos planejamentos da mudança, ou seja, as aprovações que não valem mais para este momento.
Por exemplo, a mudança foi encaminhada para aprovação e não foi aprovada por um cliente, sendo assim, foi feito planejamento para outra data e encaminhada novamente para aprovação. A não aprovação que se refere à solicitação anterior de aprovação aparecerá nesta seção.

(Etapa 44 de 49)

O Gestor de Mudança também pode verificar quais são os aprovadores que ainda não se posicionaram quanto à aprovação da mudança. Para isso, deve

clicar em "Fluxo de Trabalho".

(Etapa 45 de 49)
Em seguida, acessar as designações do fluxo de trabalho. Para isso, deve
clicar em "Visualizar Designações do Fluxo de Trabalho".
(Etapa 46 de 49)
Na janela que se abre, serão apresentados os usuários que ainda não se posicionaram quanto à aprovação da mudança. Lembrando que a aprovação é realiza por grupo vinculado ao IC impactado ou destinado da mudança. Sendo assim, apenas um usuário de cada grupo necessita se posicionar.
(Etapa 47 de 49)

Quando aprovada, a mudança será roteada automaticamente para o status "Aprovado".

(Etapa 48 de 49)

Esta foi a Demonstração sobre como planejar a mudança.

Importante! Verifique também o tutorial sobre como Gerar Blecaute da Monitoração. Trata-se de uma atividade que também ocorre na fase de planejamento da mudança.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 49 de 49)
FIM da demonstração
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