Tutorial Govi Controle

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Incidente

Atender o Incidente

Tratando o incidente

Esta é a demonstração sobre como tratar um registro de incidente, passando por todas as fases do ciclo de vida, desde a seleção do incidente em um portlet do "Centro de Início", até o fechamento deste incidente.
Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 1 de 94)
Os incidentes do grupo de atendimento são exibidos nos diferentes portlets do Centro de Início.

Para tratar um dos incidentes, basta clicar sobre o número do incidente desejado e, assim, ter acesso à tela de tratamento do incidente.

(Etapa 2 de 94)
Essa é a tela de tratamento de incidentes.

A seguir, vamos explorar as funcionalidades disponíveis através dessa tela.

(Etapa 3 de 94)
Este ícone apresenta avisos de serviços de acordo com a classificação definida no incidente.
(Etapa 4 de 94)

O ícone de "Globo" identifica se o registro de incidente é ou não global, além de possibilitar a vinculação do incidente (não global) a um outro incidente (global).

Ícone colorido (destacado), indica que o incidente é global, o que significa que outros incidentes poderão ser vinculados a ele, de forma que ele se torne pai dos outros incidentes (filhos).

Ícone cinza (não destacado), trata-se de um incidente que não é global.

Definições importantes:
- Incidente de prioridade alta (1, 2 ou 3) é automaticamente definido como global.
- Para vincular um incidente a outro, este deve ser global.
- Não é possível vincular um incidente global a outro incidente global.
- Não é possível vincular um mesmo incidente a dois ou mais incidentes globais.

(Etapa 5 de 94)

Essa tela é apresentada ao clicar no ícone do "Globo". Para definir que esse incidente é global, basta marcar o check correspondente a pergunta "Global?".

Para vincular esse incidente a um incidente global, basta informar o número do incidente global no campo "Relacionado à ID global".

É possível pesquisar o incidente global ao clicar na "Lupa".

Importante: Quando um incidente é vinculado a um incidente global, o detalhamento das ações para resolver o incidente pai e seus respectivos filhos passa a ser registrado somente no incidente global (Pai).
Quando o incidente pai for resolvido, automaticamente todos os incidentes filhos também o serão, sendo replicada a todos os incidentes filhos a mesma solução aplicada no incidente pai.

(Etapa 6 de 94)
Após clicar na lupa, é exibida uma tela com todos os Incidentes Globais que estão abertos no momento.

É possível pesquisar o incidente desejado por meio dos campos de filtros disponíveis.

Para selecionar o incidente basta clicar no número do incidente global desejado.

(Etapa 7 de 94)

Após selecionar o "Incidente Global", o sistema exibirá o número do registro do Incidente no campo "Relacionado à ID global".

Para vincular o incidente atual a outro Incidente Global, basta alterar o número do Incidente Global informado no campo "Relacionado à ID Global".

Para desvincular o Incidente Atual de um Incidente Global, basta apagar o conteúdo do campo "Relacionado à ID Global"

Após selecionar o "Incidente Global", o sistema exibirá o número do registro do Incidente.

Para prosseguir, você deve clicar no botão "OK".

(Etapa 8 de 94)
Note que o ícone do registro de incidente vinculado fica desta forma quando o incidente está vinculado a outro.
(Etapa 9 de 94)
Essa sessão exibe os principais dados da pessoa que relatou o problema e da pessoa impactada.

No caso de incidentes registrados manualmente, esses dados são os mesmos dados informados na "SS" que originou o incidente.

(Etapa 10 de 94)

A opção "Caminho de Classificação" exibe a classificação do Incidente e permite reclassificar o Incidente se o mesmo estiver entre os status: Aguardando Fornecedor/Aguardando Cliente/Aguardando Usuário e Em Atendimento. Outra regra é que também só é possível alterar a classificação se você for o proprietário do Incidente.

(Etapa 11 de 94)

O campo "Prioridade Interna" exibe a prioridade atual do incidente.
Inicialmente a prioridade do incidente é determinada pela prioridade definida na SS, conforme regra abaixo:

Prioridade da SS - Prioridade do RI
Alta - 3
Média - 6
Baixa - 9

Após o registro do incidente, a ferramenta Govi Controle trabalha com o conceito de prioridade difundido na biblioteca ITIL que é:
Prioridade = Impacto x Urgência

Logo, para ratificar ou retificar a prioridade do incidente é necessário verificar os valores de impacto e urgência assim que o atendimento do incidente é iniciado, pois esses campos possuem um valor default de acordo com a prioridade que receba da SS.

(Etapa 12 de 94)

Você deverá clicar nesse ícone para definir o impacto e urgência, para, somente então, dar início ao atendimento.

Clique no ícone indicado.

(Etapa 13 de 94)
Você deverá selecionar as informações para os campos "Impacto" e "Urgência",

clicando nas setas no final dos campos.

(Etapa 14 de 94)

O campo "Prioridade Interna" é ajustado de forma automática conforme o preenchimento dos campos "Impacto" e "Urgência".

(Etapa 15 de 94)
Após preencher os campos,
clique no botão "ok".
(Etapa 16 de 94)

Após os passos anteriores, você poderá alterar a fase do incidente para "Em Atendimento", acionando o botão rotear.

(Etapa 17 de 94)
Você receberá uma mensagem na tela informando que o status foi alterado com sucesso.
Clique em "Fechar" para fechar a janela.
(Etapa 18 de 94)

Você passa a ser o proprietário do registro de incidente e estará em condição de realizar o atendimento.

(Etapa 19 de 94)

Na sequência, você deverá entrar na aba "Natureza".

Clique nessa aba.

(Etapa 20 de 94)
Em seguida,
clique no botão "Nova Linha".
(Etapa 21 de 94)
Para apresentar a lista de opções,
clique na lupa.
(Etapa 22 de 94)

Será apresentada a lista de opções. 

(Etapa 23 de 94)

Em seguida, escolha a opção desejada. Por exemplo: "Padrão". E

clique para prosseguir.

(Etapa 24 de 94)

O sistema exibirá o campo preenchido com a opção escolhida.

Obs: Atualmente esse campo é preenchido como "Padrão" automaticamente e pode ser alterado se necessário.

(Etapa 25 de 94)

O campo "Tipo de Manutenção" permite escolher o tipo da manutenção do incidente.

Opções disponíveis: Padrão, Preventiva ou Corretiva.

(Etapa 26 de 94)

Na aba "Atividades" você poderá criar atividades para fornecedores ou atividades internas.

Clique na aba "Atividades" para criá-las.
(Etapa 27 de 94)
A aba Registros Relacionados permite visualizar, adicionar e excluir tíquetes (SS, Incidentes, Problemas e Mudanças) relacionados ao incidente.

O relacionamento entre tíquetes é utilizado para indicar que existe alguma relação entre dois ou mais tíquetes.
Além disso, a SS que deu origem ao incidente e os tíquetes originados a partir desse incidente também são exibidos nesta aba.

(Etapa 28 de 94)
Os tipos de relacionamento são:

Registro de origem: Indica o tíquete que originou o incidente. Não é permitido excluir esse tipo de vínculo.

Relacionamento: Indica que o tíquete correspondente possui relacionamento com o incidente, porém os ciclos de vida dos tíquetes são independentes.

Relacionado ao Impacto Global: Indica que o tíquete foi relacionado ao incidente porque possuem a mesma causa, neste caso, ao resolver o incidente pai o incidente relacionado (filho) também é resolvido.

Registro de acompanhamento: Indica que o tíquete foi originado a partir do incidente em tela.

(Etapa 29 de 94)
O botão "Rotear" possibilita colocar o incidente como "Aguardando Fornecedor".
Clique nesse ícone para alterar o staus do Incidente para esse status.
(Etapa 30 de 94)
Escolha a opção "Submeter Incidente para Aguardando Fornecedor".
Clique nessa opção.
(Etapa 31 de 94)
Confirme a opção,
clicando no botão "Ok".
(Etapa 32 de 94)
Após a confirmação, uma nova atividade do tipo "Fornecedor" é criada de forma automática.
O tempo de atendimento do incidente continua a ser contabilizado.
(Etapa 33 de 94)
Observe o ícone da seta.
Clique para exibir os detalhes da atividade na parte inferior da tela.
(Etapa 34 de 94)
Para este tipo de atividade você deverá preencher os campos referentes a "Fornecedor". (preenchimento obrigatório.) Preencha corretamente os dados solicitados.
(Etapa 35 de 94)
"Início Previsto" e "Término Previsto" são campos com as datas planejadas.
(Etapa 36 de 94)
Os campos de "Início" e "Término" efetivos são as datas nas quais o fornecedor realizou sua atividade.
(Etapa 37 de 94)

O campo "Relatado Em" é um registro da data em que a atividade foi criada.

(Etapa 38 de 94)
Você poderá retornar o registro do status "Incidente" para "Em Atendimento", mesmo que a atividade não esteja concluída.

Clique novamente no ícone "Rotear".

(Etapa 39 de 94)

E, em seguida,

clique na opção "Submeter Incidente para Em Atendimento"

(Etapa 40 de 94)
E, em seguida,
clique em "Ok" para confirmar a opção escolhida.
(Etapa 41 de 94)
Verifique que, com a confirmação, o incidente volta para a fase "Em Atendimento".
(Etapa 42 de 94)
A opção "Selecionar Novo Grupo" permite a você alterar o grupo gestor de atendimento do Incidente.

Clique na opção "Selecionar Novo Grupo"

(Etapa 43 de 94)

O sistema exibirá os grupos relacionados ao atendimento da classificação.

(Etapa 44 de 94)

Para selecionar o grupo, basta

clicar no nome do grupo desejado.

(Etapa 45 de 94)

O grupo escolhido é exibido nessa tela.

Clique em "OK" para confirmar.

(Etapa 46 de 94)

O grupo selecionado é atribuído em "Novo Grupo".

(Etapa 47 de 94)

Para rotear o incidente para esse grupo, é necessário

clicar no ícone colorido "Rotear" e escolher a última opção: "Encaminhar Incidente para Novo Grupo".

(Etapa 48 de 94)
Continuando a demonstração das opções de roteamento do Incidente,
você deve clicar novamente no botão "Rotear".
(Etapa 49 de 94)

Em seguida, escolher a opção "Submeter Incidente para Aguardando Usuário".
Essa opção permite solicitar para a pessoa afetada, informações necessárias para a continuidade do atendimento do incidente.
Antes de submeter o incidente para esse status é necessário que o atendente registre na aba "Histórico", o texto solicitando as informações que o usuário deve fornecer para que seja possível prosseguir com o atendimento.
Desta forma, quando o incidente for submetido para o status "Aguardando Usuário", a ferramenta enviará ao usuário impactado uma notificação via e-mail, contendo o texto do último registro inserido no histórico.

Clique na opção "Submeter Incidente para Aguardando Usuário".

(Etapa 50 de 94)
Após a escolha da opção, será apresentada a mensagem informando que "o SLA ficará parado até o retorno do mesmo".
(Etapa 51 de 94)
Na sequência, a fase ficará como "Aguardando Usuário". Um e-mail é enviado para a pessoa impactada com a solicitação.
(Etapa 52 de 94)
Este e-mail é enviado para a pessoa impactada.
(Etapa 53 de 94)

O link "Acesse esse formulário" deve ser utilizado pelo usuário para inserir as informações solicitadas.

Clique nesse link.

(Etapa 54 de 94)
A pessoa impactada deverá inserir as informações solicitadas nesta caixa e, em seguida, clicar no botão "Enviar" que estará mais abaixo, porém não aprece nesta imagem.
(Etapa 55 de 94)
Assim que a pessoa impactada retorna com as informações solicitadas, o incidente automaticamente retorna para o status "Em Atendimento" e as informações fornecidas ficam registradas na aba "Histórico"

(Etapa 56 de 94)
Os registros do histórico são exibidos ordem decrescente de data.
(Etapa 57 de 94)
O registro de histórico que contém o retorno do usuário é do tipo "Observação do cliente".
(Etapa 58 de 94)

Para visualizar detalhes do registro

clique no ícone em formato de setas >> do registro correspondente.
(Etapa 59 de 94)
A aba Histórico de Prioridade exibe histórico de alteração de prioridade do Incidente.
(Etapa 60 de 94)

Continuando a demonstração das opções de roteamento do Incidente,

clique novamente no botão "Rotear".

(Etapa 61 de 94)

Em seguida, escolha a opção "Submeter para Aguardando Cliente".

Obs: Essa opção é utilizada pelo atendente nos casos em que é necessário uma ação ou definição do cliente para a continuidade do atendimento do incidente.

Nessa fase o tempo de atendimento do incidente não é contabilizado.

Clique na opção "Submeter para Aguardando Cliente".

(Etapa 62 de 94)
Em seguida, é apresentada uma mensagem informando que "O usuário impactado foi notificado que para o atendimento da demanda é necessário a atuação do Órgão Gestor do Serviço".
(Etapa 63 de 94)
A fase do incidente passa para "Aguardando Cliente".
(Etapa 64 de 94)
Para retornar o incidente para atendimento é necessário que o atendente registre na aba "Histórico de Serviço" o retorno do cliente em relação à situação a ele atribuída.
(Etapa 65 de 94)
Para inserir um novo "Histórico de Serviço", escolha o tipo do histórico com "Observação do cliente" e insira o retorno do cliente no campo "Detalhes".

Clique no botão Nova Linha

(Etapa 66 de 94)
A opção "Tipo" permite visualizar e inserir o tipo do histórico que deve ser "CLIENTNOTE" neste caso.
(Etapa 67 de 94)
A opção "Visualizável?" possibilita marcar se aquele registro de histórico será visualizável, na visão do Auto Atendimento, pelo usuário das solicitações de serviço que registrou essas solicitações.
(Etapa 68 de 94)

Para se criar um problema, demanda ou outro bilhete, deve-se primeiro rotear para "Em Atendimento" após os passos anteriores.

Clique na opção "Submeter Incidente para Em Atendimento".

(Etapa 69 de 94)
Caso seja identificada a necessidade de investigar a causa raiz do incidente, você poderá criar um registro de problema.
Clique na opção "Criar um novo problema".
(Etapa 70 de 94)
Na aba "Registros Relacionados" você terá o número do registro do problema que foi criado para acompanhar o andamento.
Clique nessa aba para visualizar os dados referentes ao registro do problema.
(Etapa 71 de 94)
Você conseguirá identificar o registro pela "Chave do Registro Relacionado".
(Etapa 72 de 94)
Outra opção que você tem é "Criar uma nova mudança" a partir do incidente.

Clique, para selecionar essa opção.

(Etapa 73 de 94)
Na aba "Detalhes da Solução" você poderá inserir uma solução ou escolher uma solução na base de conhecimento.
(Etapa 74 de 94)
Você deve localizar a opção "Procurar por Solução".
Clique nesse botão para exibir seu conteúdo.
(Etapa 75 de 94)

O sistema irá exibir uma tela de procura por solução. Você deve preencher um ou mais campos de pesquisa.

(Etapa 76 de 94)

Em seguida, 

clique em "Procurar" ou pressione "Enter" para executar a consulta de soluções.

(Etapa 77 de 94)
O sistema irá trazer a solução compatível com a busca realizada.
(Etapa 78 de 94)
Para visualizar detalhes de uma solução você deve selecionar a opção "Visualizar Detalhes".

Clique na seta para exibir os resultados.

(Etapa 79 de 94)
O botão "Usar Solução" permite utilizar aquela solução para resolver o incidente, desta forma os campos da solução escolhida são copiados para os respectivos campos da aba "Detalhes da Solução do Incidente".

Clique no botão "Usar Solução".
(Etapa 80 de 94)
Caso você não encontre a solução na base de conhecimento, é possível incluí-la, digitando diretamente nos campos:
"Solução para o usuário" - Descrição simples e objetiva da solução aplicada ao incidente. O texto desse campo é enviado para o usuário através do controle de qualidade.
"Resolução" - Descrição técnica da solução aplicada ao incidente.

Preencha os campos "Solução para o usuário" e "Resolução" para prosseguir.

(Etapa 81 de 94)
Os campos "Sintoma" e "Causa" não são campos obrigatórios para resolver o incidente.
Porém é recomendável preenchê-los, descrevendo no campo "Sintoma" os sintomas observados quando o incidente ainda estava ocorrendo e no campo "Causa" descrever o que ocasionou o incidente.
(Etapa 82 de 94)

Para confirmar a resolução do incidente,

clique no botão "Rotear".

(Etapa 83 de 94)
Em seguida,
clique na opção "Submeter Incidente para CQ"
(Etapa 84 de 94)

Então,

clique no botão "OK" para confirmar.
Porém, é necessário realizar os passos seguintes para enviar para CQ.

(Etapa 85 de 94)
Após os campos preenchidos o Incidente passa para "Aguardando Controle de Qualidade".

A pessoa impactada receberá um e-mail para responder ao CQ.

(Etapa 86 de 94)

Através do e-mail recebido, a pessoa impactada poderá acessar o formulário por meio do link e responder se a demanda foi resolvida: "Sim" ou "Não".

(Etapa 87 de 94)

Caso responda "Não", deve ser preenchido o campo de texto informando o motivo para reabrir a solicitação de serviço, sendo possível anexar um arquivo (Ex: tela do sistema).

(Etapa 88 de 94)

Em seguida, deve

clicar em "Enviar".

(Etapa 89 de 94)

Caso informe que "Sim", poderá responder o nível de satisfação, de acordo com a escala, e deixar comentários ou sugestões de melhoria.

(Etapa 90 de 94)

Logo após,

clicar em "Enviar".

(Etapa 91 de 94)
Ao responder o CQ sem escolher a opção de reabertura, o incidente passará para a fase "Fechado", e não será mais permitida a sua reabertura.

Caso a resposta do CQ seja a reabertura, o incidente volta para a fase "Encaminhado".

(Etapa 92 de 94)
Somente de modo a demonstrar todas a opções de roteamento, você deve selecionar a opção "Devolver esse Incidente para a fila do Grupo" e então o incidente fica disponível para ser atendido por outro membro do grupo. Para selecioná-la, basta

clicar nessa opção.

(Etapa 93 de 94)
Esta foi a demonstração de como atender o Incidente passando por todos os passos.

Você deve estar atento ao preenchimento dos campos referentes à data, pois os mesmos são essenciais para o perfeito atendimento do Incidente.

Outra ponto a se levar em consideração é que a sequência dos roteamentos não necessariamente seguirá a sequência apresentada no curso, a sequência apresentada no curso foi elaborada desta maneira somente de modo a demonstrar todos os passos do roteamento.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 94 de 94)
FIM da demonstração
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