Tutorial Govi Controle

Voltar para a página inicial

Mudança

Mudança

Registrar Nova Mudança

Esta é a demonstração sobre "Como Criar uma Mudança".

Obs: Esta demonstração já se inicia após a seleção da opção "Novo".

A criação da mudança pode se iniciar por uma Solicitação de Serviço, Incidente e Problema, a partir do momento em que o registro é direcionado para a Mudança.

O foco dado nesta demonstração é de criação de uma mudança a partir da própria aplicação  Mudança.

Ambos os modos de criação, tanto direcionado de uma aplicação, quanto a mudança criada a partir da própria aplicação são iguais. A única diferença dos dois modos é que, quando direcionadas, algumas informações são herdadas.

Comece a editar.
(Etapa 1 de 26)

Após a seleção da opção "Nova Mudança", o sistema direcionará você para a criação da RDM.

Verifique que o sistema exibe o número da Requisição de Mudança.

(Etapa 2 de 26)
O sistema também exibe informações referentes à mudança.

O Grupo Proprietário será preenchido após selecionar a classificação da mudança.
Em alguns casos o preenchimento somente ocorre após o roteamento da mudança devido à existência de um plano de resposta que define o Grupo de Proprietários através de uma regra estabelecida na classificação.

(Etapa 3 de 26)
O sistema exibe o Ciclo de Vida da Mudança.

Essas informações serão atualizadas até a mudança ser fechada.

O Ciclo de Vida da Mudança se modificará a depender do tipo de mudança, podendo ser Básica, Padrão ou Urgente.

(Etapa 4 de 26)
A aba "Detalhes do Demandante" permite informar os dados referentes à pessoa para quem a mudança será criada.
(Etapa 5 de 26)
A seção "Relator" exibe os dados do criador da mudança, ou seja, o usuário logado.
(Etapa 6 de 26)
A seção "Demandante" permite selecionar a pessoa que solicitou a criação da mudança. Podendo ser o mesmo usuário que o Relator.
(Etapa 7 de 26)
Na aba "Detalhes da Mudança" deve-se informar os detalhes da mudança.
(Etapa 8 de 26)

O campo "Classificação" permite informar a classificação da mudança.
Na opção ">>" você pode buscar a classificação.

Importante! Deve-se sempre escolher as classificações do último nível da árvore lógica.

(Etapa 9 de 26)

Os campos "Descrição da Classe" e "Resumo"são preenchidos automaticamente ao selecionar a classificação.

Porém é aconselhado que se altere o campo "Resumo" inserindo informações que facilitem a identificação da mudança.

Exemplo: Código do Serviço - Atividade da Mudança

(Etapa 10 de 26)
O campo "Descrição da Mudança" permite descrever a mudança.
(Etapa 11 de 26)
O campo "Motivo da Mudança" permite preencher o motivo da mudança. Para um melhor preenchimento, utilize  o botão ao lado do campo.
(Etapa 12 de 26)
O campo "Efeito de Não Implementação" permite preencher o efeito da não implementação da mudança.
(Etapa 13 de 26)

O campo "Tipo de Mudança" é preenchido automaticamente ao escolher a classificação, e pode ser alterado pelo Relator na abertura da mudança e pelo Gestor de Mudança no momento em que se efetua a análise da mudança.

Mais informações sobre os tipos de mudança podem ser obtidas no texto de apresentação deste tutorial.

(Etapa 14 de 26)
A seção "Lista de Naturezas" permite informar uma ou mais naturezas da mudança, selecionando a opção "Nova Linha".

Caso não seja selecionado nenhum valor ao rotear a mudança, o campo será preenchido automaticamente com o valor "Padrão".

(Etapa 15 de 26)

A seção "Interessados pela Mudança (Identificador da Mudança)" permite adicionar em "Nova Linha" uma ou mais pessoas interessadas na mudança. Essas pessoas receberão as notificações de abertura e de fechamento da mudança.

(Etapa 16 de 26)
A aba "Recursos" permite relacionar os itens de configuração que serão alterados na mudança.
(Etapa 17 de 26)
O campo "Item de Configuração" permite que o Relator selecione um item de configuração principal da mudança.
Este campo não é obrigatório na abertura. Mas, caso o Relator saiba qual Item de Configuração sofrerá alteração na mudança, é importante que o registre.

Exceção! Nas mudanças do tipo "Padrão" este campo é de preenchimento obrigatório.

(Etapa 18 de 26)
Após você selecionar o item de configuração, todos os outros campos são preenchidos automaticamente com as informações do item.
(Etapa 19 de 26)
A seção "Partes Interessadas" também é preenchida automaticamente com as pessoas ou grupos de pessoas vinculadas ao item de configuração.
(Etapa 20 de 26)
A seção "Itens de Configuração Adicionais" permite que você selecione em "Nova Linha" um ou mais itens de configuração adicionais à mudança. A seleção do item segue os mesmos passos da seção "Item de Configuração Principal".

(Etapa 21 de 26)
O campo "Número do Item de Configuração" permite que seja informado o IC adicional.
(Etapa 22 de 26)

Caso não tenha ainda todas as informações para finalizar a criação da mudança, temos a possibilidade de salvar o ticket, mas não encaminhá-lo para tratamento.

O ticket permanecerá no status "Novo". Sendo assim, ainda não foi encaminhado.

Importante! Caso a mudança permaneça no status "Novo" por 15 dias, será cancelada automaticamente.

Clique nesse botão para salvar suas informações, mas a mudança ainda não será encaminhada para tratamento.

(Etapa 23 de 26)

Após preencher todos os campos com as informações pertinentes para a mudança, o Relator deve Rotear a mudança para efetuar sua Criação. Com isso ela seguirá para tratamento.

Clique nesse botão para criar e encaminhar a mudança para tratamento.
(Etapa 24 de 26)

Ao clicar no botão "Rotear", será exibida uma mensagem avisando que a mudança foi criada com sucesso e seu status irá de "Novo" para "Em Demanda".

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 25 de 26)

Nesta demonstração apresentamos como Registrar uma Nova Mudança.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 26 de 26)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração