Tutorial Govi Controle

Voltar para a página inicial

Catálogo de Serviços

Ofertas

Cadastrar Ofertas

Está é a demonstração sobre como Cadastrar uma Nova Oferta, após a seleção da opção "Novo".
Comece a editar.
(Etapa 1 de 39)

No cadastro de uma nova oferta por meio da aplicação Ofertas são atribuídos, de forma automática, um código identificador único, um conjunto de itens e o status Pendente (esse pode ser alterado no decorrer do ciclo de vida da oferta, por meio da funcionalidade Alterar Status).

Obrigatoriamente, os campos Tipo de Oferta e Classificação (campo que vincula a oferta a um determinado serviço) devem ser preenchidos para que o cadastro possa ser finalizado.

Maiores detalhes sobre o preenchimento dos campos necessários serão expostos no decorrer da apresentação.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 2 de 39)
Após selecionar a opção "Novo", o sistema direcionará você para esta tela de criação da oferta.
(Etapa 3 de 39)
O campo "Oferta" é preenchido automaticamente com o identificador da oferta.
(Etapa 4 de 39)
O campo "Descrição" permite que você preencha a descrição da oferta.
(Etapa 5 de 39)
O campo "Conjunto de Itens" é preenchido automaticamente com o conjunto de itens da oferta.
(Etapa 6 de 39)
O campo "Tipo de Oferta" permite que você selecione o tipo de oferta. Podendo ser:

"Oferta Descritiva" - Utilizada para divulgar um serviço não automatizado existente que requeira um caminho de solicitação que não esteja integrado ao "Catálogo de Serviço".

"Oferta de Ação" - Utilizada quando uma organização deseja integrar serviços ou aplicativos existentes ao "Catálogo de Serviços". Por exemplo, uma oferta de ação para "Reconfigurar Senha" pode ser usada para ativar a URL para a ferramenta de gerenciamento de senha da intranet da organização.

"Solicitação de Serviço" - usada quando você deseja criar uma nova oferta no "Catálogo de Serviço" que usa os recursos integrais de cumprimento do "Catálogo de Serviço".

(Etapa 7 de 39)
O campo "Classificação" permite que você selecione a classificação da oferta.
(Etapa 8 de 39)
O campo "Horário de Cumprimento" permite que você preencha o valor numérico que indica quanto tempo demora para cumprir esta oferta.

Esse valor é associado ao campo "Unidade de Medida".

Por exemplo, se o horário de cumprimento esperado for de 4 horas, o horário de cumprimento será 4 e a unidade de medida será horas.

Estas informações não têm nenhum vínculo com o "Acordo de Nível de Serviço".

(Etapa 9 de 39)
O campo "Unidade de Medida" permite que você informe a unidade de medida do valor do campo anterior (Horário de Cumprimento).
(Etapa 10 de 39)
O campo "Anexo Obrigatório?" permite que você marque a opção de obrigatoriedade de anexo.
(Etapa 11 de 39)
O campo "Anexos" permite que você insira ou visualize anexos da oferta.
(Etapa 12 de 39)
O campo "Status" é preenchido automaticamente.

Obs: No passo de criação da oferta em que estamos, o status é "PENDING".

(Etapa 13 de 39)
O campo "Grupo Aprovador" permite que você selecione o grupo aprovador da oferta.
(Etapa 14 de 39)
O campo "Palavras-chave" permite que você preencha uma palavra-chave para a localização da oferta.
(Etapa 15 de 39)
É exibida uma imagem associada à Oferta.
Para visualizar a imagem, você deve clicar sobre ela.
E, para incluir ou modificar, você deve selecionar a opção "Incluir/Modificar Imagem".
(Etapa 16 de 39)
A seção "Catálogos que incluem esta Oferta" exibe os catálogos que contém esta oferta.
Como a oferta ainda está sendo criada, nenhum catálogo está relacionado a ela.
(Etapa 17 de 39)
Após o preenchimento dos campos da aba anterior
clique em "Especificações e Apresentação".
(Etapa 18 de 39)
A seção "Informações de Ofertas" traz os campos preenchidos na aba "Oferta".
(Etapa 19 de 39)
A seção "Apresentação da Oferta" permite que você informe como será a apresentação da oferta.
(Etapa 20 de 39)
O campo "Tipo de Apresentação" permite que você altere o tipo de apresentação do diálogo da "Oferta".
As opções são: "Apresentação Customizada" e "Apresentação Padrão".

A "Apresentação Customizada" se difere da "Apresentação Padrão", pois nela é possível inserir um diálogo customizado, solicitando o preenchimento do CEP, por exemplo.

(Etapa 21 de 39)
O campo "Exibir o LInk Anexos do Usuário?", permite informar se o diálogo da "Oferta" permitirá anexos ou não.
(Etapa 22 de 39)
O campo "Exibir os Botões Incluir no Carrinho de Compras e Pedir Agora!?" permite informar se o diálogo da "Oferta" exibirá os botões: "Incluir no Carrinho de Compra" e "Pedir Agora".
(Etapa 23 de 39)
Caso a oferta tenha um ativo relacionado, o campo "Exibir Campo de Recurso" permite que você informe que a apresentação da oferta irá exibir o campo ativo.
(Etapa 24 de 39)
Caso a oferta tenha um preço relacionado, o campo "Exibir Preço" permite que você informe que a apresentação da oferta irá exibir o preço.
(Etapa 25 de 39)
A seção "Especificações" permite que você adicione um ou mais atributos à oferta.
(Etapa 26 de 39)
Você deve
selecionar a opção "Incluir/Modificar Atributo" no menu lateral esquerdo.
(Etapa 27 de 39)
Para preencher o campo "Atributo" utilize a lupa ao lado, buscando o Atributo que deseja incluir na "Oferta".

A inclusão de "Atributo" é referente aos campos que serão exibidos no formulário WEB.

(Etapa 28 de 39)
Após selecionar o "Atributo", você deve selecionar a opção "Salvar".
(Etapa 29 de 39)
A seção "Apresentação" permite customizar a apresentação de cada "Atributo" que foi incluído na "Oferta".

Cada campo indica como será apresentado o atributo no formulário WEB, por exemplo: se o campo "Obrigatório" estiver marcado, o preenchimento do campo no formulário se tornará obrigatório.

(Etapa 30 de 39)
O campo "Label" permite você inserir um nome para o campo que será exibido no formulário.
(Etapa 31 de 39)
O formulário WEB, exibirá o atributo com as especificações de apresentação.
O "Asterisco" * representa a obrigatoriedade de preenchimento do campo e o nome "Campo Demonstra" foi inserido no Label.
(Etapa 32 de 39)
Após o preenchimento dos campos das abas anteriores
clique em "Detalhes Adicionais".
(Etapa 33 de 39)
O campo "Fornecer informações adicionais sobre esta oferta" permite que você adicione maiores informações à oferta.

Estas informações somente são utilizadas como informações adicionais para a "Oferta". Essas informações não são utilizadas em nenhum outro momento.

(Etapa 34 de 39)
Após o preenchimento dos campos, você deve

selecionar a opção "Alterar Status".

(Etapa 35 de 39)
O campo "Novo Status" deve ser preenchido com o novo status da oferta, podendo ser:

"Ativo" - Ativando a Oferta;

"Obsolescência Pendente" - Indicando a "Oferta" como "Obsoleta"

"Planejamento" - Colocando a "Oferta" em "Aguardando Planejamento".

(Etapa 36 de 39)

Após selecionar o novo status,

você deve clicar no botão "OK".

(Etapa 37 de 39)
O sistema atualizará o status da oferta, permitindo a sua utilização.
(Etapa 38 de 39)
Esta foi a demonstração sobre como cadastrar uma oferta e a deixar disponível para utilização.
Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 39 de 39)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração