Tutorial Govi Controle

Voltar para a página inicial

Mudança

Introdução

Introdução ao módulo “Mudança”

Definição de Gerenciamento de Mudança

O Gerenciamento de Mudança é o processo composto por métodos e procedimentos padronizados pela organização que que visam atender com eficiência e de forma sistematizada todas as alterações nos itens de configuração (IC), a fim de minimizar o impacto das mudanças, evitando que incidentes relacionados ocorram e afetem os serviços.

A mudança é definida como qualquer inclusão, alteração ou remoção de qualquer IC, sendo este, um Item de Hardware, Software, Rede, Aplicação, Sistema, Documentação, entre outros.

Não fazem parte do escopo de uma mudança as solicitações previamente definidas como requisição de serviço, mesmo que causem inclusão, alteração ou remoção de qualquer IC.

Tipos de Mudança

Básica: uma ação que resulta em um novo estado ou inclusão de um ou mais Itens de Configuração (IC) na infraestrutura da organização. Esse tipo de mudança passará por todas as fases do processo, incluindo planejamento e aprovação de sua execução. Atualmente é o método mais utilizado no SERPRO.

Padrão: mudança “pré-aprovada” (também chamada de “pré-autorizada”). São mudanças rotineiras com impacto e risco controlados, e pré autorizadas para execução. Para executar este tipo de mudança precisa haver um acordo entre o demandante, gestor do serviço, unidade executora e a gestão de mudança.

Urgente: também conhecida como Mudança Emergencial, é uma mudança que não foi previamente solicitada e tem o objetivo de corrigir ou resolver Incidentes de Alta Severidade. Apesar de sua urgência, estas mudanças exigem avaliação. Recomenda-se que sejam executados testes antes da implementação, levando-se em conta a urgência da solicitação e o impacto da implementação nos serviços.

(Etapa 1 de 1)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração