
O campo justificativa é utilizado em vários formulários do sistema. Validar/ invalidar infração no menu auditoria; cadastrar defesa prévia; cadastrar recurso; cancelamento de infração; etc.
Para a sua utilização, as justificativas devem ser previamente cadastradas em formulário específico.

Para acessar o formulário de Gestão de justificativas,
clique no item de menu em destaque.

Vamos primeiramente identificar as funcionalidades do formulário.

Funcionalidade para iniciar o cadastramento de uma nova justificativa,
clique no botão "nova".

Para imprimir as justificativas listadas na tabela abaixo,
clique no botão em destaque.

A ferramenta de busca do formulário de justificativas é bem simplificada. No campo em destaque deve ser informado o texto, ou parte do texto, do campo 'descrição'.
Clique no ícone em destaque para executar o filtro.

Na tabela é exibido o campo 'descrição' da justificativa.

As opções do campo tipo de justificativa são pré-determinadas. O usuário seleciona uma das opções disponíveis na lista ao cadastrar uma nova justificativa.

A coluna situação da justificativa. Nesse caso são apenas duas as situações: ativado ou desativado.

A coluna com as ações que podem ser realizadas para cada justificativa. São elas: editar, desativar e excluir.

No rodapé do formulário temos a paginação da lista para facilitar a navegação.