Viágil

Voltar para a página inicial

Operação do sistema

Conciliação bancária

Avaliar inconsistências

Para verificar inconsistência, é necessário acessar a página "Inconsistências". 

Comece a editar.
(Etapa 1 de 37)

Para acessar a página "Inconsistências", é necessário acessar o "Menu do Sistema",

clicando no ícone Menu do Sistema.

(Etapa 2 de 37)

Com o menu visível,

clique na opção "Inconsistências".

(Etapa 3 de 37)

Na página "Inconsistências", informe o Centro de Custos.

(Etapa 4 de 37)

Em seguida, escolha o Número do Cartão.

(Etapa 5 de 37)

É necessário também informar a Fatura.

(Etapa 6 de 37)

As faturas só estarão disponíveis após a instituição bancária enviar o arquivo com os lançamentos do período.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 7 de 37)

É possível filtrar a pesquisa pelo Código de Autorização.

(Etapa 8 de 37)

E também pelo estabelecimento no qual a compra foi realizada.

(Etapa 9 de 37)

Por padrão, apenas as inconsistências na situação "Pendente" serão exibidas. Se preciso, é possível filtrar também pela situação "Fechada".

(Etapa 10 de 37)

Após informar os filtros desejados,

clique em "Pesquisar".

(Etapa 11 de 37)

A lista de inconsistências será exibida.

(Etapa 12 de 37)

Inconsistência é qualquer divergência entre o valor da previsão de débito ou crédito e o valor recebido na fatura do cartão enviada pelo banco.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 13 de 37)

Inconsistências na situação "Pendente" são divergências e podem ser tratadas. 

Quando o valor enviado pelo banco está incorreto e a diferença será debitada ou creditada no futuro, nenhuma ação no Viágil precisa ser realizada.

Dessa forma, quando a diferença for processada, o Viágil fechará a inconsistência automaticamente.

(Etapa 14 de 37)

Quando a previsão de débito ou de crédito está incorreta, a inconsistência deve ser resolvida pelo Gestor de Centro de Custos.

Clique sobre a inconsistência para visualizar os detalhes. 

(Etapa 15 de 37)

Os detalhes da inconsistência serão exibidos.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 16 de 37)

Serão exibidas as informações da previsão de débito e crédito.

(Etapa 17 de 37)

Informações da inconsistência. Como explicado no tópico anterior, o Viágil alertará sempre que houver replicação do Código de Autorização.  

(Etapa 18 de 37)

O histórico do item também será apresentado.

(Etapa 19 de 37)

Se o valor enviado pelo banco está correto, é preciso liberar a inconsistência. Nesta ação, você estará assumindo que a previsão de crédito ou de débito estava incorreta.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 20 de 37)

Para isto, na pergunta "Liberar inconsistência",

clique em "Sim". 

(Etapa 21 de 37)

Informe uma justificativa para a liberação da inconsistência.

(Etapa 22 de 37)

Nesta janela é exibido um texto explicando a ordem em que o Viágil resolve as inconsistências ao liberar. Esta ordem é importante quando o mesmo item possui mais de um tipo de inconsistência.

(Etapa 23 de 37)

Em qualquer momento, é possível desistir da operação clicando, em "Cancelar".

(Etapa 24 de 37)

Então, para confirmar a liberação,

clique em "Salvar".

(Etapa 25 de 37)

Uma mensagem de sucesso será exibida por alguns segundos.

(Etapa 26 de 37)

E a Inconsistência deixará a lista de Inconsistências pendentes.

(Etapa 27 de 37)

Altere o filtro "Situação", de "Pendente" para "Fechada", para visualizar as inconsistências fechadas.

(Etapa 28 de 37)

Em seguida,

clique em "Pesquisar".

(Etapa 29 de 37)

A Inconsistência será exibida na lista. Para ver detalhes,

clique sobre a inconsistência.

(Etapa 30 de 37)

Observe que o histórico da previsão foi atualizado com a ação realizada anteriormente.

(Etapa 31 de 37)

É possível desfazer uma liberação,

clicando no ícone correspondente.

(Etapa 32 de 37)

Para isso, informe uma justificativa para sua ação.

(Etapa 33 de 37)

Para confirmar,

clique em "Salvar".

(Etapa 34 de 37)

O histórico e o valor da inconsistência serão atualizados.

(Etapa 35 de 37)

A inconsistência deixará a situação "Fechada", voltando para a lista de "Pendentes".

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 36 de 37)

Depois de avaliar as inconsistências, o próximo passo é verificar a fatura.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 37 de 37)