Sistema de Gestão de Margem Consignável - Consignante

Voltar para a página inicial

Conhecendo o Sistema

Consignante

Funcionalidades

O Consignante deverá antes de tudo parametrizar o sistema de acordo com as regras do Órgão. Faz-se necessária a inserção de vários dados para que seja possível dar início à utilização do sistema.

Vamos entender essas regras!

Comece a editar.
(Etapa 1 de 13)

O item Cadastrar Usuários permite que sejam cadastradas as pessoas que representarão o órgão consignante ao utilizarem o sistema com algum dos diversos perfis disponíveis. 

(Etapa 2 de 13)

No item Estrutura Organizacional podem ser criados grupos de acordo com a estrutura organizacional de seu Órgão.

Ao criar esses grupos podem ser atribuídos critérios diferenciados para cada grupo com a finalidade de atender as especificidades de cada um.

A título de exemplo: Em um Tribunal você poderá criar uma estrutura ou grupo "Magistrado" e outra "Servidor". Dessa forma, cada grupo poderá apresentar características específicas e diferentes quanto aos conveniados, instituições bancárias, sindicados, etc.

(Etapa 3 de 13)

No item Regime Jurídico, deve ser inserido o tipo de regime que rege as relações de trabalho entre o Órgão Consignante em questão e seus colaboradores.

(Etapa 4 de 13)

No item Tipo Consignação, devem ser cadastrados os percentuais consignantes para os diversos tipos de consignação (Empréstimo Banco Privado, Previdência Privada, etc)

(Etapa 5 de 13)

No item Situação Funcional devem ser inseridas as diversas situações possíveis. Ex: Ativo, Aposentado, etc.

(Etapa 6 de 13)

No item Margem, pode ser cadastrado o "nome" da margem, com seu percentual e método de cálculo.

A inserção de dados referente à margem faz parte do cadastro das tabelas básicas.

Uma vez que os dados forem inseridos é possível consultar as margens utilizadas pela Consignante cujas descrições atendem às suas regras.

Exemplo: Margem 30%, Margem 5%, Margem Cartão de Crédito, etc.

(Etapa 7 de 13)

No item Parametrizações constam várias regras de negócio de acordo com cada Consignante tais como:

  • Quantidade máxima de parcelas que um empréstimo consignável pode contratar.
  • Prazo máximo de validade em dias da autorização do Consignado.
  • Regras dos tipos de consignações. Como permitir somente amortização, permitir prazo indeterminado e definir as incompatibilidades entre a Situação Funcional e o Regime Jurídico.
  • Associar o relacionamento da(s) Margem(ns) com os tipos de Consignações.
(Etapa 8 de 13)

A Carga Inicial é feita por um arquivo uma única vez no início da implantação do sistema de Margem no Órgão Consignante.

A carga inicial acompanha o status do cadastro das tabelas básicas e permite a importação das tabelas inicias. Também dispõe dos layouts das tabelas iniciais.

(Etapa 9 de 13)

No item Cronograma são definidas as principais datas ou períodos de consignações para a folha de pagamento e data de envio do arquivo retorno. 

As datas podem ser alteradas mensalmente. Caso não tenha alteração, o Sistema de Gestão de Margem Consignável assumirá as mesmas datas do mês anterior.

(Etapa 10 de 13)

No item Carga Mensal é possível realizar os uploads mensais dos arquivos de Margens Consignáveis, Consignações processadas(Arquivo retorno) e opcionalmente da Ficha Financeira.

Este serviço também está disponível em WebService.

(Etapa 11 de 13)

No item Download de Consignações, a Consignante poderá realizar os downloads das consignações mensais (arquivos para processamento da folha).

(Etapa 12 de 13)

Nas próximas demonstrações veremos em detalhes o funcionamento de cada um dos itens de menu apresentados até aqui.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 13 de 13)