Tutorial Comprasnet - Pregão Eletrônico

Voltar para a página inicial

Governo

Alterações

Modo de Disputa Aberto/Fechado

Para operar um Pregão Eletrônico, acesse o Portal do Compras Governamentais.

Clique em Comprasnet - SIASG, faça login e acesse Serviços do Governo.

(Etapa 1 de 27)

Após logar no Comprasnet e vincular a equipe do Pregão.

Selecione a opção "Pregão Eletrônico" e, em seguida,  para iniciar a etapa de Disputa de acordo com a data e horário previsto na divulgação do edital,

clique em "Operar".

(Etapa 2 de 27)

No número, deve ser selecionado o Pregão a ser operado.

(Etapa 3 de 27)

A disputa Aberta/Fechada contempla duas etapas.

Etapa Aberta: trata-se de uma etapa classificatória para a Etapa Fechada.

Duração:
  • Tempo de disputa: 15 minutos;
  • Tempo aleatório: Após os 15 minutos, o sistema calcula um tempo aleatório de 0 a 10 minutos;
  • Prorrogação: Não tem;
  • Reinício: Não tem.

A Etapa Fechada será descrita posteriormente.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 4 de 27)

Observe que é importante saber o critério de valor que é utilizado conforme definido no edital:

  • Estimado
  • Referência, ou
  • Máximo aceitável
(Etapa 5 de 27)

Na etapa de "Análise da Proposta", o pregoeiro poderá desclassificar o item em função do objeto ofertado e do valor, antes de abrir o item para a oferta de lances.

A ação deve ocorrer antes da Etapa de Disputa, ou seja, abertura do item para lances.

Após a abertura do item para lances não será possível desclassificar a proposta.

(Etapa 6 de 27)

Para desclassificar uma proposta:

  • Selecione a proposta desejada;
  • No campo Justificativa Desclassificação, deve-se informar o motivo da desclassificação.
(Etapa 7 de 27)

Para abrir item para início da Etapa de Disputa, selecione o(s) item(s) e clique em Abrir Proposta/Lance"

(Etapa 8 de 27)
Nesta Epata de Disputa Aberta:
  • Os itens podem ser abertos: de um a um, ou no  máximo de 20 itens abertos, simultaneamente,  para a disputa;
  • Os Itens não podem estar na Etapa Aberta e na Etapa Fechada ao mesmo tempo;
  • No máximo de 20 em 20, os itens devem passar pelas etapas. Ou seja, uma compra poderá ter várias "rodadas" de etapas abertas e fechadas;

Como resultado, o item pode ser:

  • Encerrado,
  • Fracassado, ou,
  • No status de "Aguardando a convocação para o desempate".
(Etapa 9 de 27)

Em seguida,

clique em "Confirme início de lances para o item"

(Etapa 10 de 27)

Após a abertura do item para envio de lances, o sistema contabiliza e mostra na tela o tempo restante para início do tempo aleatório.

(Etapa 11 de 27)

O sistema calcula o tempo de cada item na Etapa de Disputa Aberta para lances (15 minutos) e da fase aleatória (0 a 10 minutos). Atualizando de forma automática a situação de cada item.

(Etapa 12 de 27)

Ao término da Etapa Aberta, o sistema altera a situação dos itens para Aguardando Disputa Fechada, com o melhor lance para cada item.

(Etapa 13 de 27)

O pregoeiro poderá dar prosseguimento na Disputa, iniciando a Etapa de Disputa Fechada, ou agendando para outro dia/horário.

Será necessário comunicar aos licitantes a ação a ser adotada.

(Etapa 14 de 27)

Etapa Fechada:

  • A etapa Fechada é composta de 2 etapas e reinícios.
  • Duração de cada etapa: duração de 5 minutos.
  • Lances: os lances enviados pelos licitantes convocados são únicos e fechados, ou seja, os lances devem ser sigilosos até o encerramento de cada etapa da disputa fechada do item.
  • Desclassificação: o licitante convocado e que não enviar lance na Etapa Fechada será automaticamente desclassificado do item certame licitatório. Exceto quando não houver disputa de envio de lances entre os fornecedores.
(Etapa 15 de 27)

Etapa Fechada:

Lance único e fechado - 1a etapa:

  • São convocados todos os licitantes com lances de até 10% (dez por cento) do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance. 
  • Cada licitante deverá enviar um ÚNICO LANCE com proposta melhor que seu lance da Etapa Aberta (classificatória).
  • Na ausência de, no mínimo, três ofertas na condição anterior, os autores dos melhores lances subsequentes, na ordem de classificação, até o máximo de três, poderão oferecer um lance final e fechado.
  • Desclassificação: fornecedor que não enviar lance na 1ª etapa da Etapa Fechada será automaticamente, desclassificado do certame licitatório, mesmo que ele tenha enviado o melhor lance na Etapa Aberta.
(Etapa 16 de 27)
  • Lance único e fechado - 2a etapa:
  • Ocorre caso não haja pelo menos 3 ofertas fechadas na 1º etapa;
  • Neste caso, o pregoeiro convoca os fornecedores dos 3 melhores lances seguintes não desclassificados, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor)..
(Etapa 17 de 27)

O pregoeiro poderá abrir nesta etapa 01 ou mais itens para o lance único de cada licitante convocado.

São convocados todos os licitantes com lances de até 10% (dez por cento) do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance.

Os licitantes selecionados deverão enviar um único lance e terão o prazo de até 05 minutos

(Etapa 18 de 27)

Ao término dos 05 minutos, a Situação do item será "Encerrada", desde que haja pelo menos lances de 03 fornecedores nesta etapa.

Se não houver lances de no mínimo três fornecedores convocados o Pregoeiro deverá convocar os 03 pŕoximos fornecedores.

(Etapa 19 de 27)

Concluída a Etapa Fechada, o pregoeiro dará prosseguimento no pregão para a fase de Julgamento.

(Etapa 20 de 27)

Clique em "Realizar Julgamento" para iniciar o julgamento do item 1.

(Etapa 21 de 27)

O sistema apresenta os três fornecedores que ofertaram lance na Etapa Fechada, por ordem de melhor lance, e o valor estimado pelo Órgão licitante.

(Etapa 22 de 27)

Nesta etapa é obrigatório a tentativa de negociação com o fornecedor que ofertou o melhor lance.

Se houver redução de valor, deve ser informado o  valor negociado no campo "valor negociado". Caso contrario deve ser repetido o valor do melhor lance do fornecedor.

(Etapa 23 de 27)

No campo "Observações" deve ser registrado a negociação com o fornecedor.

Em seguida, selecionar a opção "Aceitar Proposta"

(Etapa 24 de 27)

Quando houver negocião na etapa de Julgamento, o Pregoeiro deve solicitar ao licitante o envio de nova documentação da item ofertado, clicando no campo "Convocar Anexo".

O licitante irá receber via sistema, o link para enviar o documentação do item ofertado com o melhor valor negociado.

(Etapa 25 de 27)

Após o Aceite pelo pregoeiro e "Situação do Item" passa para o status de "Aceito"

O pregoeiro dará sequencia no processo de licitação, para a fase de "habilitação" e homologação.

(Etapa 26 de 27)

Nesta demonstração você aprendeu a Opera um Pregão Eletrônico - "Modo de Disputa: Aberto / Fechado"

(Etapa 27 de 27)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração
Modo de Disputa Aberto

1 - Situação do item:

  • Aberto.

2 - Número máximo de itens abertos para a disputa:

  • 20 itens.

3 - Duração:

  • Tempo mínimo de disputa: 10 minutos;
  • Tempo aleatório: Não tem;
  • Prorrogação: Novo lance nos 2 minutos finais do tempo mínimo de disputa;
  • Tempo de prorrogação: 2 minutos contados a partir da data/hora de registro do lance, seja ele melhor ou intermediário.

4 - Reinício da fase de lance:

  • Permitido se não houve prorrogação da fase de lance para o item;
  • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
  • Segue as mesmas regras de duração acima.

5 - Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174:

  • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da fase aberta do item (ou porque o Gestor da Compra optou por não reiniciar ou porque não é permitido);
  • Como resultado o item pode ser encerrado ou fica aguardando convocação do desempate.

6 - Situações do Item:

  • Aberto: Gestor da Compra abriu/reabriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou;
  • Aguardando Decisão sobre Reinício: Item que não teve o prazo prorrogado e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício;
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate;
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase aberta e sem desempate;
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens abertos para lances ou aguardando convocação do desempate;
  • Fracassado (item cancelado pelo pregoeiro): Item com todas as propostas desclassificadas na Análise de Propostas.
Modo de Disputa Aberto/Fechado

Etapas:

  • Número máximo de itens abertos para a disputa: 20 itens;
  • Itens não podem estar na Etapa Aberta e na Etapa Fechada ao mesmo tempo;
  • No máximo de 20 em 20, os itens devem passar pelas etapas. Ou seja, uma compra poderá ter várias "rodadas" de etapas abertas e fechadas;
  • Como resultado, o item pode ser encerrado, fracassado ou ficar aguardando a convocação para o desempate.

1 - Etapa Aberta:

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Tempo de disputa: 15 minutos;
    • Tempo aleatório: Após os 15 minutos, o sistema calcula um tempo aleatório de 0 a 10 minutos;
    • Prorrogação: Não tem.
  • Reinício: Não tem.

2 - Etapa Fechada:

Após o tempo aleatório, o item fica aguardando disputa fechada. Quando todos os itens da rodada atual estiverem aguardando a disputa fechada, o Gestor da Compra poderá iniciar a Fase Fechada para os itens da rodada.

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Cada etapa (1a etapa, 2a etapa e reinícios) tem duração de 2 minutos.
  • Desclassificação:
    • Fornecedor convocado e que não enviou nem confirmou lance na fase fechada é desclassificado.
  • Lances:
    • Os lances enviados pelos fornecedores convocados são únicos e fechados, ou seja, os lances devem ser sigilosos até o encerramento de cada etapa da disputa fechada do item.
  • Lance único e fechado - 1a etapa:
    • Convoca todos com lances de até dez por cento do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance.
  • Lance único e fechado - 2a etapa:
    • Ocorre caso não haja pelo menos 3 ofertas fechadas (ou confirmações dos lances) dentro dos 10%;
    • Convoca os fornecedores dos 3 melhores lances não desclassificados, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada:
    • Permitido se não houve ofertas fechadas conforme etapas anteriores;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
    • Convoca os fornecedores das 3 melhores propostas não desclassificadas, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada na Etapa de Julgamento de Propostas:
    • Permitido se não houve aceitação e habilitação das propostas classificadas (todas ou foram recusadas ou inabilitadas) e haja pelo menos um fornecedor que não tenha sido convocado para a disputa fechada do item;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício.
  • Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174
    • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da disputa fechada;
    • Como resultado da disputa fechada o item pode ficar ENCERRADO ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE ou FRACASSADO.

3 - Situações do Item:

  • Aberto (Em Disputa/No Aleatório): Gestor da Compra abriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou.
  • Aguardando Disputa Fechada: Item com prazo expirado mas aguardando outros itens"encerrarem a fase aberta de lances".
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens nas seguintes situações: ABERTO (EM DISPUTA) ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE. Não podem ser suspensos itens na Disputa Fechada.
  • Aberto (Disputa Fechada): Item dentro do prazo para envio do lance fechado pelos fornecedores convocados.
  • Aguardando Decisão Sobre Reinício: Item que não teve lance na fase fechada e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício.
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase fechada e sem desempate.
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate.
  • Fracassado: Item com todos os fornecedores desclassificados na Disputa Fechada, seja por falta de lances únicos e fechados dos fornecedores, seja porque o Gestor da Compra optou por Encerrar a Disputa Fechada do Item.

4 - Observações:

  • Quando grupo, os itens do grupo devem ser considerados na contagem de itens abertos;
  • Itens suspensos não entram na contagem dos itens abertos para lances;
  • No caso de grupo, o fornecedor poderá enviar um lance para cada item do grupo. E para que uma oferta única e fechada seja considerada pelo sistema, basta que ele envie lance para pelo menos 1 item do grupo ou que confirme a oferta do grupo;
  • O fornecedor também poderá confirmar o lance já enviado por ele na disputa aberta. No caso de grupo, a confirmação é para o grupo todo.