Nesta demonstração serão apresentadas as novidades na inclusão de licitação. São elas:
Inclua uma Licitação na modalidade Pregão Eletrônico com dois itens, sendo um de aquisição de material e o outro contratação de serviço.
Para incluir uma Licitação Tradicional, acesse o Portal do Compras Governamentais - https://www.comprasgovernamentais.gov.br
Clique em "Comprasnet - SIASG", faça "Login" e acesse "Serviços do Governo" / "SIASGNet" / "Divulgação Compras". Clique na aba "Licitação" e finalmente na funcionalidade "Incluir Licitação Tradicional".
No campo "Modalidade de Licitação",
clique na caixa de seleção.
Para este exemplo,
clique na modalidade "Pregão".
No campo "Nº da Licitação", informe o número da licitação.
No campo "Forma de Realização",
clique na "Caixa de Seleção".
Clique na forma "Eletrônico".
Observe que após definir a Forma Eletrônica, o campo "Modo de Disputa" é disponibilizado.
Observação: Se a Forma de Realização for Presencial, o campo "Modo de Disputa" não será disponibilizado.
O Modo de Disputa pode ser "Aberto" ou "Aberto/Fechado".
A definição do Modo de Disputa é para a licitação na sua totalidade, ou seja, obrigatoriamente o(s) item(ns) acompanha(m) o Modo de Disputa da licitação.
Para os demais campos, não houve alteração.
Após realizar o preenchimento de todos os campos,
clique no botão "Salvar".
Para incluir os itens,
clique no botão "Itens".
Na barra de comando,
clique no botão "Incluir Item".
Para definir o material ou serviço do item que será incluído,
clique no botão "Pesquisa Catálogo".
No campo "Pesquisar", informe o nome do material ou serviço que será comprado ou contratado.
Para este exemplo, inclua Papel A4.
Ao digitar "Papel" o sistema apresenta todos os itens com o radical "Papel" que constam no catálogo.
Localize e clique no item do seu interesse.
Todos os itens da classe são listados.
Clique no item de interesse.
As opções para a Unidade de Fornecimento serão abertas.
Clique na unidade de fornecimento desejada.
Após realizar a seleção,
clique no botão "Escolher".
- Sendo o item de "Material", o campo "Tipo de Objeto do Item", que é novo, é preenchido com o valor "Bens Comuns" e permanece bloqueado para edição.
- Para "Serviço", este campo possui as seguintes opções:
"Serviços Comuns" e;
"Serviços Comuns de Engenharia".
Veremos esta situação posteriormente, nesta mesma demonstração.
O campo "Critério de valor" está diretamente relacionado com o campo "Critério de Julgamento".
Se o campo "Critério de Julgamento" for preenchido com:
Mostraremos este relacionamento nas telas a seguir.
Observe que no campo "Critério de Julgamento" está selecionada a opção "Menor Preço". Assim, o campo "Critério de Valor" disponibiliza as opções:
Estando o campo "Critério de Julgamento" com a opção "Maior Desconto" o campo "Critério de Valor"disponibiliza as seguintes opções:
Observação: As relações entre os campos: "Critério de Julgamento" e "Critério de Valor", são válidas tanto para os itens de material quanto de serviço.
No campo "Valor Total (R$)", informe o valor total do item.
O preenchimento do campo "Valor Sigiloso", deve ser feito com base no "Critério de Julgamento".
Se o "Critério de Julgamento" selecionado foi "Menor Preço", o campo referente ao "Valor Sigiloso" deverá ser preenchido: sim/não.
Se o "Critério de Julgamento" selecionado foi "Maior Desconto", o sistema marcará automaticamente a opção "Não" e não será permitido que seja alterado.
Para os demais campos, não houve alteração.
Nas próximas etapas, serão apresentadas as alterações para o item serviço.
Quando o item for serviço, o campo "Tipo de Objeto do Item", disponibiliza as seguintes opções:
Para inclusão de itens de serviço, seguir o mesmo tratamento dado aos itens de material no preenchimento dos campos "Critério de Julgamento" e "Critério de Valor". (Etapas 22,23 e 24)
Em conformidade com o Decreto 10.024, de 20/09/2019, estas foram as novidades no Módulo Divulgação de Compras.
1 - Situação do item:
2 - Número máximo de itens abertos para a disputa:
3 - Duração:
4 - Reinício da fase de lance:
5 - Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174:
6 - Situações do Item:
Etapas:
1 - Etapa Aberta:
2 - Etapa Fechada:
Após o tempo aleatório, o item fica aguardando disputa fechada. Quando todos os itens da rodada atual estiverem aguardando a disputa fechada, o Gestor da Compra poderá iniciar a Etapa Fechada para os itens da rodada.
3 - Situações do Item:
4 - Observações: