Tutorial Suporte Remoto (Usuário)

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Modo Usuário

Iniciando o atendimento

Modo de acesso via URL

Esta apresentação demonstrará o uso do suporte remoto usando o navegador web.

Para obter o suporte remoto acesse o endereço https://suporteremoto.serpro.gov.br

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 1 de 15)

O usuário receberá as orientações do atendente (técnico) para acesso à ferramenta de suporte.

O atendente (através do telefone) informará um código de sessão que será utilizado para iniciar o atendimento.

Este código poderá ser utilizado posteriormente para consulta do atendimento.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 2 de 15)
O usuário deverá informar o código de sessão fornecido pelo atendente.
(Etapa 3 de 15)
Na tela de advertência, é necessário assinalar a opção "Não mostrar novamente para aplicações de editor e local acima" e, em seguida, clicar em Executar.


Esta mensagem é exibida pelo navegador porque a aplicação dá acesso à área de trabalho do usuário. Caso não marque a opção, a mensagem será exibida sempre que acessar o suporte remoto.

(Etapa 4 de 15)

Após o início da sessão, será solicitado ao usuário permitir a visualização e o controle remoto da estação por parte do atendente.

A negativa deste acesso inviabiliza o atendimento.

(Etapa 5 de 15)

Após permitir o acesso à estação, será exibida a tela de interação com o atendente.

(Etapa 6 de 15)

Por padrão, as estações devem ter o Serpro Button: um botão de acesso direto à ferramenta de suporte remoto. Caso sua estação não tenha, o atendente solicitará permissão para instalar o botão na área de trabalho.

A recusa impedirá a criação do atalho na área de trabalho, o que poderá dificultar futuros atendimentos.

(Etapa 7 de 15)

Durante o atendimento, se necessário, o atendente poderá transferir/coletar arquivos da estação remota, desde que o usuário permita este procedimento.

A transferência de arquivos permite ao técnico copiar, editar ou coletar arquivos e configurações da estação de trabalho. A negativa deste acesso pode inviabilizar o atendimento.

(Etapa 8 de 15)

O atendente pode solicitar acesso ao shell de comando da estação remota. Caso o usuário permita, o terminal será exibido somente para o atendente.

O acesso ao shell de comando permite ao técnico executar comandos na estação de trabalho para verificar/ajustar configurações. A negativa deste acesso pode inviabilizar o atendimento.

(Etapa 9 de 15)

É possível que o atendente precise de acesso a  informações sobre o sistema operacional da estação remota. O usuário deve permitir o acesso.

Este acesso permite ao técnico visualizar e modificar configurações da estação de trabalho. A negativa deste acesso pode inviabilizar o atendimento.

(Etapa 10 de 15)

Caso o sistema operacional seja Windows, também é possível que o atendente precise ter acesso ao registro do sistema da estação remota.

O acesso ao registro possibilita ao técnico consultar e modificar configurações da estação de trabalho. A negativa deste acesso pode inviabilizar o atendimento.

(Etapa 11 de 15)

Caso haja necessidade do atendente executar alguma ação que exija elevação de privilégio, ele solicitará ao usuário que confirme a elevação.

Este acesso permite ao técnico instalar aplicativos e modificar configurações na estação de trabalho. A negativa deste acesso pode inviabilizar o atendimento.

(Etapa 12 de 15)

Após o aceite, caso seja exibida a tela de controle de usuário, é necessário que o usuário permita a alteração.

(Etapa 13 de 15)

Vale enfatizar que atendimento poderá ser encerrado a qualquer tempo, pelo usuário, usando o botão em destaque.

(Etapa 14 de 15)

Ao encerrar o atendimento, será exibida uma tela informando que a estação não está mais sob controle do atendente do SERPRO.

(Etapa 15 de 15)
FIM da demonstração
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