Tutorial Comprasnet - Pregão Eletrônico

Voltar para a página inicial

Governo

Alterações

Modo de Disputa Aberto/Fechado

Para operar um Pregão Eletrônico, acesse o Portal do Compras Governamentais.

Clique em Comprasnet - SIASG, faça login e acesse Serviços do Governo.

(Etapa 1 de 27)

Após logar no Comprasnet e vincular a equipe do Pregão.

Selecione a opção "Pregão Eletrônico" e, em seguida,  para iniciar a etapa de Disputa de acordo com a data e horário previsto na divulgação do edital,

clique em "Operar".

(Etapa 2 de 27)

No número, deve ser selecionado o Pregão a ser operado.

(Etapa 3 de 27)

A disputa Aberta/Fechada contempla duas etapas.

Etapa Aberta: trata-se de uma etapa classificatória para a Etapa Fechada.

Duração:
  • Tempo de disputa: 15 minutos;
  • Tempo aleatório: Após os 15 minutos, o sistema calcula um tempo aleatório de 0 a 10 minutos;
  • Prorrogação: Não tem;
  • Reinício: Não tem.

A Etapa Fechada será descrita posteriormente.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 4 de 27)

Observe que é importante saber o critério de valor que é utilizado conforme definido no edital:

  • Estimado
  • Referência, ou
  • Máximo aceitável
(Etapa 5 de 27)

Na etapa de "Análise da Proposta", o pregoeiro poderá desclassificar o item em função do objeto ofertado e do valor, antes de abrir o item para a oferta de lances.

A ação deve ocorrer antes da Etapa de Disputa, ou seja, abertura do item para lances.

Após a abertura do item para lances não será possível desclassificar a proposta.

(Etapa 6 de 27)

Para desclassificar uma proposta:

  • Selecione a proposta desejada;
  • No campo Justificativa Desclassificação, deve-se informar o motivo da desclassificação.
(Etapa 7 de 27)

Para abrir item para início da Etapa de Disputa, selecione o(s) item(s) e clique em Abrir Proposta/Lance"

(Etapa 8 de 27)
Nesta Epata de Disputa Aberta:
  • Os itens podem ser abertos: de um a um, ou no  máximo de 20 itens abertos, simultaneamente,  para a disputa;
  • Os Itens não podem estar na Etapa Aberta e na Etapa Fechada ao mesmo tempo;
  • No máximo de 20 em 20, os itens devem passar pelas etapas. Ou seja, uma compra poderá ter várias "rodadas" de etapas abertas e fechadas;

Como resultado, o item pode ser:

  • Encerrado,
  • Fracassado, ou,
  • No status de "Aguardando a convocação para o desempate".
(Etapa 9 de 27)

Em seguida,

clique em "Confirme início de lances para o item"

(Etapa 10 de 27)

Após a abertura do item para envio de lances, o sistema contabiliza e mostra na tela o tempo restante para início do tempo aleatório.

(Etapa 11 de 27)

O sistema calcula o tempo de cada item na Etapa de Disputa Aberta para lances (15 minutos) e da fase aleatória (0 a 10 minutos). Atualizando de forma automática a situação de cada item.

(Etapa 12 de 27)

Ao término da Etapa Aberta, o sistema altera a situação dos itens para Aguardando Disputa Fechada, com o melhor lance para cada item.

(Etapa 13 de 27)

O pregoeiro poderá dar prosseguimento na Disputa, iniciando a Etapa de Disputa Fechada, ou agendando para outro dia/horário.

Será necessário comunicar aos licitantes a ação a ser adotada.

(Etapa 14 de 27)

Etapa Fechada:

  • A etapa Fechada é composta de 2 etapas e reinícios.
  • Duração de cada etapa: duração de 5 minutos.
  • Lances: os lances enviados pelos licitantes convocados são únicos e fechados, ou seja, os lances devem ser sigilosos até o encerramento de cada etapa da disputa fechada do item.
  • Todos os fornecedores, que participaram do item, ofertando proposta, serão ordenados por vantajosidade.
(Etapa 15 de 27)

São convocados todos os licitantes com lances de até 10% (dez por cento) do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance.

Os licitantes selecionados deverão enviar um único lance e terão o prazo de até 05 minutos

(Etapa 16 de 27)

Ao término dos 05 minutos, a Situação do item será "Encerrada", desde que haja pelo menos lances de 03 fornecedores nesta etapa.

Se não houver lances de no mínimo três fornecedores  o sistema convocará automaticamente os 03 próximos fornecedores. 

(Etapa 17 de 27)

Concluída a Etapa Fechada, o pregoeiro dará prosseguimento no pregão para a fase de Julgamento.

(Etapa 18 de 27)

Observe que a situação do item é: "Realizar Julgamento"

(Etapa 19 de 27)

O sistema apresenta os três fornecedores que ofertaram lance na Etapa Fechada, por ordem de melhor lance, e o valor estimado pelo Órgão licitante.

(Etapa 20 de 27)

Nesta etapa é obrigatório a tentativa de negociação com o fornecedor que ofertou o melhor lance.

Se houver redução de valor, deve ser informado o  valor negociado no campo "valor negociado". Caso contrario deve ser repetido o valor do melhor lance do fornecedor.

(Etapa 21 de 27)

No campo "Observações" deve ser registrado a negociação com o fornecedor.

Em seguida, selecionar a opção "Aceitar Proposta"

(Etapa 22 de 27)

Quando houver negocião na etapa de Julgamento, o Pregoeiro deve solicitar ao licitante o envio de nova documentação da item ofertado, clicando no campo "Convocar Anexo".

O licitante irá receber via sistema, o link para enviar o documentação do item ofertado com o melhor valor negociado.

(Etapa 23 de 27)

Após o Aceite pelo pregoeiro a "Situação do Item" passa para o status de "Aceito"

O pregoeiro dará sequencia no processo de licitação, para a fase de "Habilitação" e "Homologação".

(Etapa 24 de 27)

Com o novo decreto, não houve alteração na "Habilitação de Fornecedores"

A novidade é o envio do anexo, encaminhado pelo fornecedor, na elaboração da proposta.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 25 de 27)

Apenas para exemplificar, eis a tela onde é enviado o anexo pelo fornecedor, no momento da elaboração da proposta.

(Etapa 26 de 27)

Nesta demonstração você aprendeu a operar um Pregão Eletrônico - "Modo de Disputa: Aberto / Fechado"

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 27 de 27)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração
Modo de Disputa Aberto

1 - Situação do item:

  • Aberto.

2 - Número máximo de itens abertos para a disputa:

  • 20 itens.

3 - Duração:

  • Tempo mínimo de disputa: 10 minutos;
  • Tempo aleatório: Não tem;
  • Prorrogação: Novo lance nos 2 minutos finais do tempo mínimo de disputa;
  • Tempo de prorrogação: 2 minutos contados a partir da data/hora de registro do lance, seja ele melhor ou intermediário.

4 - Reinício da fase de lance:

  • Permitido se não houve prorrogação da fase de lance para o item;
  • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
  • Segue as mesmas regras de duração acima.

5 - Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174:

  • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da fase aberta do item (ou porque o Gestor da Compra optou por não reiniciar ou porque não é permitido);
  • Como resultado o item pode ser encerrado ou fica aguardando convocação do desempate.

6 - Situações do Item:

  • Aberto: Gestor da Compra abriu/reabriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou;
  • Aguardando Decisão sobre Reinício: Item que não teve o prazo prorrogado e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício;
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate;
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase aberta e sem desempate;
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens abertos para lances ou aguardando convocação do desempate;
  • Fracassado (item cancelado pelo pregoeiro): Item com todas as propostas desclassificadas na Análise de Propostas.
Modo de Disputa Aberto/Fechado

Etapas:

  • Número máximo de itens abertos para a disputa: 20 itens;
  • Itens não podem estar na Etapa Aberta e na Etapa Fechada ao mesmo tempo;
  • No máximo de 20 em 20, os itens devem passar pelas etapas. Ou seja, uma compra poderá ter várias "rodadas" de etapas abertas e fechadas;
  • Como resultado, o item pode ser encerrado, fracassado ou ficar aguardando a convocação para o desempate.

1 - Etapa Aberta:

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Tempo de disputa: 15 minutos;
    • Tempo aleatório: Após os 15 minutos, o sistema calcula um tempo aleatório de 0 a 10 minutos;
    • Prorrogação: Não tem.
  • Reinício: Não tem.

2 - Etapa Fechada:

Após o tempo aleatório, o item fica aguardando disputa fechada. Quando todos os itens da rodada atual estiverem aguardando a disputa fechada, o Gestor da Compra poderá iniciar a Fase Fechada para os itens da rodada.

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Cada etapa (1a etapa, 2a etapa e reinícios) tem duração de 2 minutos.
  • Desclassificação:
    • Fornecedor convocado e que não enviou nem confirmou lance na fase fechada é desclassificado.
  • Lances:
    • Os lances enviados pelos fornecedores convocados são únicos e fechados, ou seja, os lances devem ser sigilosos até o encerramento de cada etapa da disputa fechada do item.
  • Lance único e fechado - 1a etapa:
    • Convoca todos com lances de até dez por cento do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance.
  • Lance único e fechado - 2a etapa:
    • Ocorre caso não haja pelo menos 3 ofertas fechadas (ou confirmações dos lances) dentro dos 10%;
    • Convoca os fornecedores dos 3 melhores lances não desclassificados, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada:
    • Permitido se não houve ofertas fechadas conforme etapas anteriores;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
    • Convoca os fornecedores das 3 melhores propostas não desclassificadas, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada na Etapa de Julgamento de Propostas:
    • Permitido se não houve aceitação e habilitação das propostas classificadas (todas ou foram recusadas ou inabilitadas) e haja pelo menos um fornecedor que não tenha sido convocado para a disputa fechada do item;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício.
  • Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174
    • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da disputa fechada;
    • Como resultado da disputa fechada o item pode ficar ENCERRADO ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE ou FRACASSADO.

3 - Situações do Item:

  • Aberto (Em Disputa/No Aleatório): Gestor da Compra abriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou.
  • Aguardando Disputa Fechada: Item com prazo expirado mas aguardando outros itens"encerrarem a fase aberta de lances".
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens nas seguintes situações: ABERTO (EM DISPUTA) ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE. Não podem ser suspensos itens na Disputa Fechada.
  • Aberto (Disputa Fechada): Item dentro do prazo para envio do lance fechado pelos fornecedores convocados.
  • Aguardando Decisão Sobre Reinício: Item que não teve lance na fase fechada e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício.
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase fechada e sem desempate.
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate.
  • Fracassado: Item com todos os fornecedores desclassificados na Disputa Fechada, seja por falta de lances únicos e fechados dos fornecedores, seja porque o Gestor da Compra optou por Encerrar a Disputa Fechada do Item.

4 - Observações:

  • Quando grupo, os itens do grupo devem ser considerados na contagem de itens abertos;
  • Itens suspensos não entram na contagem dos itens abertos para lances;
  • No caso de grupo, o fornecedor poderá enviar um lance para cada item do grupo. E para que uma oferta única e fechada seja considerada pelo sistema, basta que ele envie lance para pelo menos 1 item do grupo ou que confirme a oferta do grupo;
  • O fornecedor também poderá confirmar o lance já enviado por ele na disputa aberta. No caso de grupo, a confirmação é para o grupo todo.