Tutorial Comprasnet - Pregão Eletrônico

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Modo de Disputa Aberto

Para operar um Pregão Eletrônico, acesse o Portal do Compras Governamentais.

Clique em Comprasnet - SIASG, faça login e acesse Serviços do Governo, ou acesse com certificado digital.


(Etapa 1 de 27)

Após logar no Comprasnet e vincular a equipe do Pregão.

Selecione a opção Pregão Eletrônico e, em seguida, para iniciar a etapa de Disputa de acordo com a data e horário previsto na divulgação do edital,

clique em "Operar".

(Etapa 2 de 27)

No campo "Número", selecione o Pregão a ser operado.

(Etapa 3 de 27)

O sistema irá apresentar o "Modo de Disputa, conforme definido no edital.

- Aberto

(Etapa 4 de 27)

Disputa Aberta

Número de itens abertos para a disputa: de 1 (um) até o máximo de 20 itens simultâneos.

Duração:

  • Tempo de disputa: 10 minutos
  • Tempo aleatório: Não tem

Prorrogação: após decorridos 08 minutos da etapa de disputa / lances – a cada novo lance, o sistema calcula 2 minutos finais do tempo mínimo de disputa.


Reinício da etapa aberta: Permitido se não houve prorrogação do tempo para o envio de lances para o item. O Gestor de Compras irá decidir sobre o reinício ou o não reinício.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 5 de 27)

Disputa Aberta

Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174:
  • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da fase aberta do item (ou porque o Gestor da Compra optou por não reiniciar ou porque não é permitido);
  • Como resultado o item pode ser encerrado ou fica aguardando convocação do desempate.
(Etapa 6 de 27)
Observe também que é importante saber o critério de valor que é utilizado, conforme definido no edital:
  • Estimado
  • Referência, ou
  • Máximo aceitável

(Etapa 7 de 27)

Na etapa de "Análise da Proposta", o pregoeiro poderá desclassificar o item em função do objeto ofertado e do valor, antes de abrir o item para a oferta de lances.

  • A ação deve ocorrer antes da Etapa de Disputa, ou seja, abertura do item para lances.
  • Após a abertura do item para lances não será possível desclassificar a proposta.
(Etapa 8 de 27)

Para desclassificar uma proposta:

  • Selecione a proposta desejada;
  • No campo "justificativa Desclassificação" informar o motivo da desclassificação.
(Etapa 9 de 27)

Para abrir o item para o início da Disputa Aberta, selecione o item(s), no máximo até 20 itens e clique me "Abrir Proposta para Lance"

(Etapa 10 de 27)

A situação dos itens é alterada para "Aberto".

O sistema apresenta o horário previsto para o fechamento para lances (10 minutos).

Obs: Na tela do licitante o sistema mostra o tempo faltante para o término do envio de lances.

(Etapa 11 de 27)

O sistema apresenta para o Pregoeiro a quantidade de licitantes conectados.

(Etapa 12 de 27)

O sistema apresenta o horário de encerramento de cada item.

(Etapa 13 de 27)

Como algum fornecedor do item 4, deu lance após decorridos em 08 minutos da etapa de Disputa Aberta, o sistema acrescentou 02 minutos e recalculou o horário de encerramento do item de 16:01 para as 16:03.

(Etapa 14 de 27)

Para os itens que não tiveram prorrogação automática pelo sistema, na fase de Disputa Aberta,  o pregoeiro poderá:

  • Reiniciar a Disputa para o item;
  • Encerrar a Disputa para o item;
(Etapa 15 de 27)

Para encerrar a Disputa para o item, clique em "Encerrar Disputa"

(Etapa 16 de 27)

Com todos os itens na situação de "Encerrado",  o pregoeiro dará prosseguimento no pregão para a fase de Julgamento.

(Etapa 17 de 27)

Clique em  "Realizar Julgamento" para iniciar o julgamento.

(Etapa 18 de 27)

Nesta etapa o sistema apresenta os dados de cada licitantes.

O sistema apresenta os licitantes que ofertaram lance na Etapa Aberta, por ordem de melhor lance, e o valor estimado pelo Órgão licitante.

(Etapa 19 de 27)

Nesta etapa é obrigatório a tentativa de negociação com o fornecedor que ofertou o melhor lance.

Se houver redução de valor, deve ser informado o valor negociado no campo "valor negociado". Caso contrario deve ser repetido o valor do melhor lance do fornecedor.

(Etapa 20 de 27)

No campo "Valor Negociado" deve ser registrado a negociação com o licitante.

No campo "Observações" deve ser registrado a negociação com o licitante.

Em seguida, selecionar a opção "Aceitar Proposta"

(Etapa 21 de 27)

Em seguida, selecionar a opção "Aceitar Proposta"

(Etapa 22 de 27)
Quando houver negociação na etapa de Julgamento, o Pregoeiro deve solicitar ao licitante o envio de nova documentação da item ofertado, clicando no campo "Convocar Anexo".


O licitante irá receber via sistema, o link para enviar o documentação do item ofertado com o melhor valor negociado.

(Etapa 23 de 27)

Após o Aceite pelo pregoeiro e "Situação do Item" passa para o status de "Aceito"

O pregoeiro dará sequencia no processo de licitação, para a fase de "Habilitação" e "Homologação".

(Etapa 24 de 27)

Com o novo decreto, não houve alteração na "Habilitação de Fornecedores"

A novidade é o envio do anexo, encaminhado pelo fornecedor, na elaboração da proposta.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 25 de 27)

Apenas para exemplificar, eis a tela onde é enviado o anexo, pelo fornecedor, na momento da elaboração da proposta.

(Etapa 26 de 27)

Nesta demonstração você aprendeu a operar um Pregão Eletrônico - "Modo de Disputa: Aberto".

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 27 de 27)
FIM da demonstração
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Modo de Disputa Aberto

1 - Situação do item:

  • Aberto.

2 - Número máximo de itens abertos para a disputa:

  • 20 itens.

3 - Duração:

  • Tempo mínimo de disputa: 10 minutos;
  • Tempo aleatório: Não tem;
  • Prorrogação: Novo lance nos 2 minutos finais do tempo mínimo de disputa;
  • Tempo de prorrogação: 2 minutos contados a partir da data/hora de registro do lance, seja ele melhor ou intermediário.

4 - Reinício da fase de lance:

  • Permitido se não houve prorrogação da fase de lance para o item;
  • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
  • Segue as mesmas regras de duração acima.

5 - Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174:

  • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da fase aberta do item (ou porque o Gestor da Compra optou por não reiniciar ou porque não é permitido);
  • Como resultado o item pode ser encerrado ou fica aguardando convocação do desempate.

6 - Situações do Item:

  • Aberto: Gestor da Compra abriu/reabriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou;
  • Aguardando Decisão sobre Reinício: Item que não teve o prazo prorrogado e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício;
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate;
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase aberta e sem desempate;
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens abertos para lances ou aguardando convocação do desempate;
  • Fracassado (item cancelado pelo pregoeiro): Item com todas as propostas desclassificadas na Análise de Propostas.
Modo de Disputa Aberto/Fechado

Etapas:

  • Número máximo de itens abertos para a disputa: 20 itens;
  • Itens não podem estar na Etapa Aberta e na Etapa Fechada ao mesmo tempo;
  • No máximo de 20 em 20, os itens devem passar pelas etapas. Ou seja, uma compra poderá ter várias "rodadas" de etapas abertas e fechadas;
  • Como resultado, o item pode ser encerrado, fracassado ou ficar aguardando a convocação para o desempate.

1 - Etapa Aberta:

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Tempo de disputa: 15 minutos;
    • Tempo aleatório: Após os 15 minutos, o sistema calcula um tempo aleatório de 0 a 10 minutos;
    • Prorrogação: Não tem.
  • Reinício: Não tem.

2 - Etapa Fechada:

Após o tempo aleatório, o item fica aguardando disputa fechada. Quando todos os itens da rodada atual estiverem aguardando a disputa fechada, o Gestor da Compra poderá iniciar a Fase Fechada para os itens da rodada.

  • Situação do Item: Aberto.
  • Duração:
    • Cada etapa (1a etapa, 2a etapa e reinícios) tem duração de 2 minutos.
  • Desclassificação:
    • Fornecedor convocado e que não enviou nem confirmou lance na fase fechada é desclassificado.
  • Lances:
    • Os lances enviados pelos fornecedores convocados são únicos e fechados, ou seja, os lances devem ser sigilosos até o encerramento de cada etapa da disputa fechada do item.
  • Lance único e fechado - 1a etapa:
    • Convoca todos com lances de até dez por cento do melhor lance, incluindo o autor do melhor lance.
  • Lance único e fechado - 2a etapa:
    • Ocorre caso não haja pelo menos 3 ofertas fechadas (ou confirmações dos lances) dentro dos 10%;
    • Convoca os fornecedores dos 3 melhores lances não desclassificados, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada:
    • Permitido se não houve ofertas fechadas conforme etapas anteriores;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício;
    • Convoca os fornecedores das 3 melhores propostas não desclassificadas, ou mais no caso de empate (considerar empate no valor).
  • Reinício da disputa fechada na Etapa de Julgamento de Propostas:
    • Permitido se não houve aceitação e habilitação das propostas classificadas (todas ou foram recusadas ou inabilitadas) e haja pelo menos um fornecedor que não tenha sido convocado para a disputa fechada do item;
    • O Gestor da Compra decide sobre o reinício ou o não reinício.
  • Verificação do Desempate ME/EPP e Decreto 7174
    • É realizada pelo sistema caso não haja possibilidade de reinício da disputa fechada;
    • Como resultado da disputa fechada o item pode ficar ENCERRADO ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE ou FRACASSADO.

3 - Situações do Item:

  • Aberto (Em Disputa/No Aleatório): Gestor da Compra abriu o item para lance e o prazo para o envio do lance ainda não expirou.
  • Aguardando Disputa Fechada: Item com prazo expirado mas aguardando outros itens"encerrarem a fase aberta de lances".
  • Suspenso: Item suspenso pelo Gestor da Compra. Podem ser suspensos somente itens nas seguintes situações: ABERTO (EM DISPUTA) ou AGUARDANDO CONVOCAÇÃO DESEMPATE. Não podem ser suspensos itens na Disputa Fechada.
  • Aberto (Disputa Fechada): Item dentro do prazo para envio do lance fechado pelos fornecedores convocados.
  • Aguardando Decisão Sobre Reinício: Item que não teve lance na fase fechada e o Gestor da Compra ainda não decidiu sobre o reinício.
  • Encerrado: Item com prazo expirado, sem possibilidade de reinicio da fase fechada e sem desempate.
  • Aguardando Convocação Desempate: Antes do encerramento do item, sistema identifica condições para o desempate.
  • Fracassado: Item com todos os fornecedores desclassificados na Disputa Fechada, seja por falta de lances únicos e fechados dos fornecedores, seja porque o Gestor da Compra optou por Encerrar a Disputa Fechada do Item.

4 - Observações:

  • Quando grupo, os itens do grupo devem ser considerados na contagem de itens abertos;
  • Itens suspensos não entram na contagem dos itens abertos para lances;
  • No caso de grupo, o fornecedor poderá enviar um lance para cada item do grupo. E para que uma oferta única e fechada seja considerada pelo sistema, basta que ele envie lance para pelo menos 1 item do grupo ou que confirme a oferta do grupo;
  • O fornecedor também poderá confirmar o lance já enviado por ele na disputa aberta. No caso de grupo, a confirmação é para o grupo todo.