
No contexto de ampliação do Governo Digital, visando oferecer uma experiência única aos usuários dos canais digitais, foi criado o novo Portal Único do Governo Federal, que reúne e facilita o acesso às informações, serviços e aplicativos de governo.

Dando continuidade a este projeto, é necessária a migração de dados dos atuais portais para o novo Produto Institucional gov.br, revisando e adequando a arquitetura da informação de acordo com as predefinições estabelecidas.

Esse processo ocorrerá por etapas, apresentadas ao longo deste tutorial, que foi criado para fornecer orientações sobre a migração.

O envolvimento de especialistas dos órgãos que conheçam os assuntos e a estrutura de cada portal, atuando em parceria com o Serpro, é essencial para garantir o sucesso da migração para o novo Produto Institucional gov.br.
Confira a seguir os benefícios da migração e os papéis dos envolvidos no processo.

Benefícios

Estes são os papéis a serem desenvolvidos pelo Órgão durante o processo de migração.

Curador de Conteúdo: filtra/classifica o conteúdo do portal de origem, para identificação e tratamento correto do que será migrado

Representante Técnico: realiza as atividades técnicas que envolvam o Centro de Dados do Órgão

Gestor Órgão: valida as entregas realizadas

Conteudista Órgão: publica conteúdos no Portal do Órgão

Estes são os papéis desenvolvidos pelo Serpro.

Arquiteto de Informação: apoia o curador do Órgão na adequação do conteúdo a ser migrado, tendo como referência o novo mapa do site

Desenvolvedor Serpro: executa as atividades técnicas envolvendo a extração e carga de dados

Representante Técnico Serpro: realiza as atividades técnicas no Centro de Dados do Serpro

O engajamento e a colaboração de todos os envolvidos na migração contribuirão para o sucesso do novo Site Institucional do Governo Federal.
E o resultado desse processo será gratificante tanto para as pessoas nele envolvidas, quanto para toda a sociedade.