Solicitante Passagem
Emissões Pendentes
Após o encaminhamento da PCDP para a emissão do bilhete, seja pelo Solicitante de Passagem ou pelo Ordenador de Despesas, o SCDP disponibiliza simultaneamente o processo na funcionalidade “Emissões Pendentes”.
- O SCDP permite que o Solicitante de Passagem rejeite a emissão de bilhete reservado na Compra Direta. Além disso, exibe o motivo da não emissão do bilhete, ao clicar no ícone de expansão do campo apropriado;
- Assim que o bilhete é encaminhado para a emissão, simultaneamente fica disponível para que ela seja rejeitada, até que a emissão aconteça;
- A rejeição é feita por bilhete, um a um;
- Ao rejeitar a emissão de um bilhete, ele não fica habilitado automaticamente para uma nova reserva ou para que a anterior seja reencaminhada. Isso acontece somente após a rejeição ou emissão de todos os bilhetes;
- O trecho cujo bilhete teve a emissão rejeitada pode ser submetido a uma nova reserva ou para reencaminhar a anterior para a emissão;
- Para rejeitar a emissão é preciso justificar o procedimento, no campo Motivo da Rejeição.
- Após o intervalo de cinco horas, o bilhete será rejeitado automaticamente pelo SCDP, caso permaneça na condição de pendente.

Após acessar o SCDP com CPF e senha ou Certificado Digital A3, o sistema apresenta os menus de acordo com o perfil do usuário.
Ao posicionar o mouse sobre o menu "SOLICITAÇÃO", serão exibidos os submenus correspondentes, também de acordo com o perfil do usuário.

Logo após, ao posicionar o mouse sobre o submenu "Passagem", serão disponibilizados outros três submenus: "Reserva Passagem", "Cancelar Bilhete" e Emissões Pendentes.
Clique em "Emissões Pendentes".
O sistema disponibiliza tela com filtros para pesquisar as PCDPs que possuem emissões de bilhetes pendentes.

O sistema exibe a listagem com a seleção de PCDPs que possuem emissões de bilhetes pendentes.
Estão presentes todas as facilidades de navegação e visualização citadas no tópico "Reserva de Passagem".

Nesta funcionalidade é possível verificar o motivo da não emissão do(s) bilhete(s) ou se for o caso, poderá rejeitar aquela solicitação que se encontra disponível na Companhia Aérea, que por algum motivo ainda não foi emitida.
Para verificar o motivo da não emissão do(s) bilhete(s), clique sobre a "PCDP" desejada.


O sistema disponibiliza o motivo da não emissão do bilhete.
Para fechar a informação, clique no ícone "Seta para baixo".






O sistema emitirá a mensagem: "Uma e apenas uma reserva deve ser selecionada para rejeição".
Clique em "OK".

O sistema exibe a mensagem: "A rejeição de um ou mais bilhetes não irá disponibilizá-lo na Reserva de Passagem. São disponibilizados para nova reserva quando os demais forem emitidos ou rejeitados. Deseja, mesmo assim, rejeitar a reserva selecionada?
Clique em "Sim".
O sistema exibe a mensagem: "A reserva do(a) Sr(a) JOSÉ MARIA foi rejeitada. Foi enviado um e-mail contendo informações".
Clique em "OK".
Se desejar que a PCDP fique disponível na "Reserva de Passagem", será necessário rejeitar todas as reservas de bilhetes.
Neste caso, clique sobre a "PCDP".

O sistema exibe a mensagem: "A rejeição de um ou mais bilhetes não irá disponibilizá-lo na Reserva de Passagem. São disponibilizados para nova reserva quando os demais forem emitidos ou rejeitados. Deseja, mesmo assim, rejeitar a reserva selecionada?
Clique em "Sim".
O sistema exibe a mensagem:
A reserva do(a) Sr(a) JOSÉ MARIA foi rejeitada. Foi enviado um e-mail contendo informações.
Próxima(s) ação(ões) disponível(is):- Reserva de Passagem
É possível também cancelar a PCDP na opção SOLICITAÇÃO -> CANCELAR VIAGEM.
Clique em "Ok".