1
Siste
3

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP

Usuários e perfis

Todas as pessoas que utilizarem o sistema serão denominadas usuários. O nível de permissão de acesso é determinado pelo perfil.

O proposto (pessoa que vai viajar) não é um usuário. Se ele for utilizar o sistema, deverá ser cadastrado como um usuário com perfil de solicitante.

Conheça os perfis:

  • Administrador de Reembolso: Perfil que solicita à agência de viagem o crédito dos valores relativos aos bilhetes de passagens não utilizados. Confere os valores disponibilizados e rejeitados por ela, acata ou não, total ou parcialmente, a proposta de reembolso enviada pela agência de viagem e registra aqueles efetivamente recebidos, confirmados por meio de carta de crédito. Sugerimos, para a ocupação desse perfil, o responsável por conferir as faturas ou por aceitar ou recusar as passagens solicitadas ou por fiscalizar o contrato, decisão que é de cada instituição.

  • Agência de Viagem: É a empresa contratada para efetuar a aquisição e emissão do bilhete de passagem.

  • Assessor Proponente/Assessor Autoridade Superior/Assessor Ordenador de Despesas: É o responsável pela análise prévia das solicitações de viagem, em sua área de atuação, manifestando concordância ou discordância. Observação: é opcional para os aprovadores a indicação de pessoas com perfil de assessor. Esta pessoa indicada pode assessorar, ao mesmo tempo, todas as autoridades.

  • Auditor: É o responsável pelo processo de auditoria (perfil exclusivo para: CGU, Secretaria de Controle Interno do TCU).

  • Autoridade Superior: É o responsável pela aprovação das viagens urgentes, com pedido de passagem aérea, cuja data da solicitação seja inferior a dez dias do início da viagem (Portaria nº 505/2009, Art. 1º, Inciso I - MP). É responsável também pela autorização de nova viagem sem prestação de contas da anteriormente realizada (Portaria nº 505/2009, Art. 4º, § 2º - MP). Decreto 7.689/2012, prazo superior a dez dias contínuos, mais de 10 pessoas para o mesmo evento, mais de 40 diárias intercaladas no ano.

  • Consultor de Viagem Internacional: É o responsável por verificar se o enquadramento legal da viagem internacional está de acordo com a missão.

  • Coordenador Financeiro: É o responsável por cadastrar no SCDP os empenhos de diárias e passagens emitidos no SIAFI e efetuar o pagamento das diárias. Deve estar cadastrado e autorizado a emitir ordem bancária no SIAFI.

  • Coordenador Orçamentário Superior: É o responsável por controlar o orçamento disponibilizado para o órgão e distribuir o recurso por UGR - Unidade Gestora Responsável.

  • Coordenador Orçamentário Setorial: É o responsável por distribuir o recurso por UGR - Unidade Gestora Responsável, de acordo com a configuração orçamentária, por Natureza de Despesa ou por Empenho.

  • Corregedor/Auditor: É o responsável pela análise dos dados das solicitações e pelo fornecimento de relatórios gerenciais para a Administração do Órgão. Esse perfil é atribuído também aos auditores internos.

  • Emissor de Boletim: É o responsável por gerar o boletim de serviço internamente dos afastamentos dos servidores.

  • Gestor Central: Servidores da equipe da SLTI/MP responsável pelo gerenciamento do SCDP.

  • Gestor Setorial: É o responsável por acompanhar os procedimentos necessários à implantação e operação do SCDP, bem como pela interação com a Gestão Central. Esse agente público deverá sempre orientar os demais agentes e servidores do Órgão no processo de concessão de diárias e passagens, na aplicação da legislação pertinente e na boa articulação entre os usuários envolvidos. Compete-lhe, ainda, a disseminação das informações e capacitação de todos os usuários, no âmbito do Órgão, incluindo os Órgãos Vinculados (Autarquias e Fundações).

  • Ministro/Dirigente: É o responsável pela autorização das viagens internacionais (Decreto Nº 1387/1995).

  • Ordenador de Despesa: É o responsável pela autorização da despesa relativa a diárias e passagens, podendo fazer a alteração do projeto/atividade e do empenho.

  • Proponente: É o responsável pela avaliação da indicação do proposto e pertinência da missão, efetuando a autorização administrativa. É ainda o responsável pela aprovação da prestação de contas (Decreto nº 5992/2006, Art. 5º, § 1º).

  • Solicitante de Viagem: É o responsável pelo cadastramento da solicitação, alteração, cancelamento, antecipação/prorrogação/complementação, e pela prestação de contas da viagem.

  • Solicitante de Passagem: É o servidor formalmente designado, no âmbito de cada unidade, de acordo com o disposto no regulamento de cada órgão e entidade, responsável pela verificação da cotação de preços das agências contratadas, comparando-os com os praticados no mercado, pela indicação da reserva e pela solicitação e a autorização para a emissão de bilhetes de passagens (Portaria nº 505/2009 - MP).

  • Usuário DW: Usuário com acesso ao sistema de extração de informação do SCDP. Somente poderá ser indicado o usuário com perfil de Gestor Setorial do SCDP.

O Acesso ao Sistema é feito somente por usuários cadastrados previamente pelo Gestor Central ou Gestor Setorial do SCDP. Todo acesso ao sistema é controlado.

As agências de viagem terão um acesso especial: sua senha poderá ser modificada pelo gestor e é do seu conhecimento.


Conheça na próxima demonstração o fluxo do sistema.
1
demonstracao
3
1
3
2_107_308_179_335_108_-16_12
(Etapa xx de 1)
Você pode alterar os textos clicando sobre eles, trocar a imagem ou acrescentar e excluir interações. Comece a editar.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=3