Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP
Introdução
Prezado(a) Usuário(a),
O objetivo deste tutorial é repassar uma visão geral das atividades do Gestor Setorial no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP.
O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP viabiliza a administração das solicitações e pagamentos de diárias e passagens, possibilitando que as requisições sejam feitas por meio de terminais eletrônicos, diminuindo o tempo de emissão e melhorando as condições de atendimento e consulta dos usuários. O sistema possibilita, ainda, o compartilhamento de uma base de dados única, administrada pelo Gestor Central do Ministério do Planejamento e pelos Gestores Setoriais de cada Ministério, o que permite um maior controle físico e financeiro das diárias e passagens emitidas no âmbito da Administração Pública Federal.
Entre os benefícios proporcionados pelo uso do SCDP estão:
- Requisições de diárias e passagens executadas eletronicamente, elevando o nível de confiabilidade e diminuindo o tempo de emissão.
- Sistema totalmente integrado, evitando a redundância e a consequente inconsistência de dados.
- Acompanhamento de trechos de viagens e conexões nacionais e internacionais.
- Cálculo automático de valores de diárias, despesas com locomoção e descontos com vale-refeição, dentro de tabelas específicas, enquadradas às diversas regiões do país.
- Atualização constante dos valores das classes de diárias.
- Consulta on-line e emissão automatizada de relatórios gerenciais de acompanhamento.
Uso obrigatório do SCDP
DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006
Art.12-A. O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é de utilização obrigatória pelos Órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Parágrafo único. Todos os Órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão estar adaptados ao disposto no caput até 31 de dezembro de 2008.
(Redação dada pelo Decreto nº 6.258, de 2007)Conheça na próxima demonstração como realizar o acesso no sistema.
