Produção de Vídeos: uma introdução

Módulo 2 - Pré-produção

Enquadramento

Eu falei que é no storyboard que se definem os planos, né? Então, o que é exatamente esse tal de plano?

O plano é um conjunto de fotogramas ou imagens fixas, num mesmo enquadramento.

Fotogramas, planos, cenas e sequências constituem uma hierarquia de unidades dos nossos vídeos. Olha só:

DEMONSTRA MOSTRANDO A HIERARQUIA FOTOGRAMA → PLANO → CENA → SEQUÊNCIA

Certamente você percebeu que cada plano tem um enquadramento. Em produção de vídeo usam-se vários enquadramentos meio que padronizados, para se transmitir as mais variadas ideias e propósitos. No nosso caso, usaremos basicamente estes:

GRANDE PLANO GERAL

Apresenta a localização, o espaço físico ou o ambiente, e ajuda a definir a atmosfera. Portanto, em geral é usado no início e novamente no final da cena.

PLANO CONJUNTO

Mostra um grupo de personagens interagindo com o cenário.

PLANO MÉDIO

Focaliza a personagem da cintura para cima, oferecendo informações sobre ela. Seus movimentos, vestimentas e ações ficam em destaque.

PLANO AMERICANO

Assim como no plano médio, a ênfase é no personagem, exibindo mais informações físicas. Inclui os joelhos, mas com menos detalhes próximos.

PLANO CLOSE

Close-up ou plano fechado. Esse plano coloca em evidência a cabeça e os ombros da personagem, revelando sua individualidade. Aumenta a empatia do público com ela.

PLANO DETALHE

Mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objeto. Serve para enfatizar alguma informação importante na cena.

Fonte: Wikipedia

Você deve ter percebido também que todos os exemplos são do filme "A Noite dos Mortos Vivos" de 1968. Isso não é porque somos pessoas estranhas, mas porque o filme já está em domínio público!!! ;)

Eu separei uma cena do "Facilitadores", que é um outro curso em vídeo que nós fizemos, prá você entender melhor as diferenças entre os planos:

VÍDEO DE UMA CENA DO FACILITADORES MARCANDO TODOS OS PLANOS

Download |.MP4 |.WEBM |.OGV |Legendas