A solução ALM está disponível somente na Intranet do SERPRO. Assim, para acesso e do ponto de vista de infraestrutura, os clientes foram classificados em dois grupos.
No primeiro grupo estão os clientes que já possuem um link de conexão direto com a Intranet SERPRO, como RFB, Tesouro e outros. O acesso para esses clientes consiste na liberação de regra no Firewall do SERPRO e deve ser providenciado pelo Gestor de Negócio.
Para os demais clientes, que não acessam a Intranet do SERPRO, é possível estabelecer uma comunicação inter-redes por meio de um “Firewall Virtual”, um concentrador de VPN (Virtual Private Network), permitindo que o acesso possa ser realizado através da Infovia ou da Internet.
Em outras palavras, é possível disponibilizar o ALM para os clientes externos por meio de uma VPN, no modelo “site-to-site”, entre o SERPRO e o cliente. A princípio, esta solução atende à maioria dos casos em que os clientes não possuem acesso à Intranet do SERPRO. No entanto, vale salientar que só será possível utilizar essa alternativa VPN “site-to-site” se o cliente possuir uma infraestrutura adequada, pois as principais configurações serão realizadas no (firewall/roteador) do cliente.
Nesse contexto, a solução requer uma análise pontual e contextualizada, pois a solução a ser adotada depende das características da infraestrutura de cada cliente.
A disponibilização desse acesso deve ser coordenada pelo Gestor de Negócio no SERPRO, responsável pelo atendimento ao cliente. Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=13