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Forma
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Formalização

Conta Bancária

O processo de realizar as movimentações financeiras por OBTV para Convênio, Contrato de Repasse ou Termo de Parceria, inicia-se quando o Concedente solicita a abertura da conta do convênio.

A conta convênio proporciona ao Convenente os seguintes benefícios:

  • Inexistência de cobrança de tarifas bancárias;

  • Certeza de que a conta será utilizada sempre e apenas para um único convênio;

  • Não permite utilização de cheques ou cartão;

  • As operações financeiras serão realizadas na sua totalidade pela internet através do SICONV;

  • Envio de extrato bancário da conta convênio ao SICONV para posterior conciliação bancária.

Para solicitar a abertura da conta convênio pelo SICONV, o sistema fará integração com as Instituições Bancárias.

Desde a solicitação da abertura da conta convênio até a sua regularização, algumas etapas são registradas no SICONV.

Conheça cada uma delas:

  • O Concedente solicita a abertura da conta convênio. A conta bancária passa da situação "Cadastrada" para “Conta Solicitada”;

  • O SICONV envia para a Instituição Bancária, conforme horário determinado, o arquivo contendo os dados das solicitações de abertura de contas. A conta bancária fica na situação “Aguardando validação do banco”;

  • A Instituição Bancária retorna o arquivo validado. A conta bancária fica na situação “Aguardando Recebimento do Banco”;

  • O banco envia o arquivo informando as contas bancárias abertas ainda pendentes de regularização, ou seja, aguardando as documentações exigidas pela Instituição Bancária para regularizar a conta. A conta bancária fica na situação “Conta Pendente de Regularização”;

  • Após o Proponente apresentar, no banco, a documentação exigida, o banco envia outro arquivo ao SICONV contendo as contas regularizadas. A conta bancária fica na situação “Conta Regularizada”.

O Concedente e o Convenente poderão a qualquer momento consultar a situação da conta convênio, através da aba "Dados" da funcionalidade "Consulta Convênios/Pré_Convênios", submenu “Dados da Proposta”, ou através da funcionalidade "Conta Bancária", todas disponíveis no menu "Execução".

Quando a Instituição Bancária retornar ao SICONV a mensagem "Erro na Geração da Conta", será exibida na funcionalidade "Conta Bancária" a descrição: “Ocorreu um erro no momento da geração da conta. Caso o Concedente não consiga resolver o problema, este deverá entrar em contato com a Instituição Financeira ou com a Central de Atendimento do Siconv pelo telefone 0800-942-9100 ou pelo e-mail central.siconv@centralit.com.br para solucioná-lo”.

As Instituições Bancárias enviam, na maioria das vezes, o motivo do erro. Exemplos de motivos que podem ser visualizados e tratados pelo Concedente com a Instituição Financeira:

  • Msg erro retornada do banco: 014 PRFL AG ICPT C/ PSS - Esta mensagem significa que a agência informada não opera com conta de convênio.

  • Msg erro retornada do banco: "006 AGENCIA/DV INVALIDO".

    Nestes casos, o Concedente deverá editar a conta bancária e alterar a agência, solicitando novamente a abertura da conta.

Para a regularização da conta bancária do convênio é necessário que a documentação dos representantes legais desta conta seja entregue ao banco pelo Convenente.

Em relação ao Banco do Brasil,o gerente da agência se baseará na Instrução Normativa 475 do Banco do Brasil para a regularização da conta. Neste procedimento inclui-se atribuir os poderes necessários a estes representantes legais, além da abertura da conta poupança.

As outras instituições bancárias federais credenciadas no SICONV (Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco do Amazonas) possuem seus próprios procedimentos de regularização da Conta Bancária do Convênio.

Conheça mais detalhes sobre a conta convênio na Portaria Interministerial n° 507/2011, art. 43, inciso XIII.

Para iniciar o Tutorial clique em "Iniciar".

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demonstracao
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corte_seco
122_223_77_16_226_107_-16_119
(Etapa xx de 21)

Para solicitar abertura da conta bancária do Convênio, é necessário que o usuário tenha o perfil: Operacional do Concedente ou Operacional da Instituição Mandatária, quando a modalidade do Convênio for "Contrato de Repasse".

Após acessar o SICONV,
clique em "Execução".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=3
4
2
corte_seco
495_373_84_12_601_363_-16_10
(Etapa xx de 21)
Logo após, clique em "Conta Bancária".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=4
5
3
corte_seco
111_229_319_86_448_227_-16_10
(Etapa xx de 21)
Após selecionar o convênio e clicar no botão "Consultar", o sistema exibe os dados da conta bancária informada pelo Convenente no momento da inclusão da Proposta, contendo os dados do Banco e Agência.

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=5
6
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corte_seco
117_289_275_21_421_188_-16_99
(Etapa xx de 21)
Nesta demonstração, a Agência foi escolhida pelo Convenente, pois o instrumento não foi do tipo Contrato de Repasse da Caixa Econômica Federal.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=6
7
5
corte_seco
122_321_293_17_453_217_-16_97
(Etapa xx de 21)
Perceba que, neste momento, o campo "Conta" ainda não foi preenchido, pois a conta ainda será solicitada.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=7
8
6
corte_seco
121_346_342_19_494_257_-16_89
(Etapa xx de 21)
A situação inicial da abertura da conta antes da solicitação é "Cadastrada".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=8
9
7
corte_seco
119_375_304_22_455_296_-16_85
(Etapa xx de 21)
Toda alteração no processo da conta bancária será referenciada no campo "Data da Última Alteração".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=9
10
8
corte_seco
120_408_256_16_422_232_-16_171
(Etapa xx de 21)

O campo "Convênio opera com OBTV" corresponde à informação a ser repassada para o usuário do sistema, sobre se o Convênio opera ou não com OBTV.

Esta sinalização acontece ao gerar o número do Pré-Convênio.

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=10
11
9
corte_seco
480_431_85_28_596_381_-16_54
(Etapa xx de 21)
Caso seja necessária a alteração do Banco e/ou da Agência, o Concedente poderá realizar a edição dos dados. Para isto, clique em "Editar".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=11
12
10
corte_seco
118_224_405_88_555_151_-16_91
(Etapa xx de 21)
O sistema exibe os dados da conta bancária informada pelo Convenente no momento da geração da Proposta do Convênio, contendo os dados do Banco e Agência para alteração, caso seja necessária.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=12
13
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corte_seco
408_316_86_27_521_272_-16_43
(Etapa xx de 21)
Nesta demonstração, não iremos alterar as informações bancárias. Clique em "Voltar".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=13
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corte_seco
317_432_157_25_397_318_42_93
(Etapa xx de 21)
Após conferir os dados informados, iremos solicitar a abertura da conta bancária. Clique em "Solicitar Abertura de Conta".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=14
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corte_seco
113_237_744_70_514_329_105_-16
(Etapa xx de 21)
O sistema exibe a mensagem "A situação foi alterada. Os dados bancários serão enviados no final do dia. A UGTV será reenviada automaticamente".
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=15
16
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corte_seco
113_429_736_61_395_267_8_148
(Etapa xx de 21)
A situação da conta é alterada para "Conta Solicitada" e é disponibilizado um campo com informações relevantes em relação ao processo de abertura da conta bancária.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=16
17
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corte_seco
119_373_736_28_463_180_137_178
(Etapa xx de 21)
Observe que o horário de “15:30 horas” corresponde ao horário em que é enviado para o banco o arquivo com as contas solicitadas. Atualmente, ao Banco do Brasil é enviado às 15:30h; à Caixa Econômica às 17:00h; e ao BNB às 16:00h.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=17
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16
corte_seco
119_226_107_66_136_309_26_-16
(Etapa xx de 21)

Após a solicitação da abertura da conta bancária, os usuários poderão acompanhar o andamento da abertura da conta na aba "Dados" do Convênio, submenu "Dados da Proposta", da funcionalidade "Consultar Pré-Convênio/Convênio", no menu "Execução".

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=18
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corte_seco
12_113_941_159_485_39_-16_83
(Etapa xx de 21)
As informações estão disponíveis no bloco "Dados Bancários". Neste bloco, o sistema exibe o andamento da abertura da conta bancária.
Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=19
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corte_seco
2_143_945_201_628_0_-16_234
(Etapa xx de 21)

Após o processamento no sistema SICONV e envio do arquivo de abertura de contas ao banco correspondente, a situação do processo de abertura da conta bancária é alterada para "Aguardando Validação do Banco" e a descrição é alterada para:

“O pedido de abertura de conta-corrente, realizado pelo Concedente, foi enviado ao banco. A instituição bancária irá validar o pedido e enviará uma resposta no mesmo dia em que a solicitação foi efetuada”.

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=20
21
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corte_seco
0_141_970_205_613_0_-16_224
(Etapa xx de 21)

Após o processamento interno do sistema, relacionado ao retorno do arquivo de validação do banco, a situação do processo de abertura da conta bancária é alterada para "Aguardando Recebimento da Conta" e a descrição é alterada para:

“O pedido de abertura de conta-corrente, realizado pelo Concedente, foi aceito pelo banco. A instituição bancária tem um prazo de 24h para enviar ao SICONV o número da conta-corrente”.

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=21
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corte_seco
3_142_967_213_644_0_-16_230
(Etapa xx de 21)
Após o retorno do Banco com o número da conta-corrente do convênio e processada pelo SICONV, a situação do processo de abertura da conta bancária é alterada para "Conta Pendente de Regularização" e a descrição é alterada para:

“O SICONV recebeu o número da conta-corrente do convênio. Para regularizar esta conta, o Convenente deve se dirigir à instituição bancária para entregar os documentos necessários, conforme orientação da própria instituição”

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
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corte_seco
2_142_959_196_544_23_-16_184
(Etapa xx de 21)
Após o Convenente regularizar a conta junto à Instituição Bancária, a situação do processo de abertura da conta bancária é alterada para "Conta Regularizada" e a descrição é alterada para:

“A instituição bancária informou a regularização da conta do convênio e a mesma está pronta para ser movimentada”.

Referência (copie para o Mantis o texto em vermelho):
demo_.html?interacao=23