Migração dos Sites - v3.

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1. Conhecendo o gov.br

Novo padrão de sites

Mapa do site

Nesta demonstração, apresentamos a nova estrutura do mapa do site, com a organização dos menus e grupos temáticos.

O mapa auxiliará o Gestor a visualizar a distribuição do conteúdo no novo site institucional.

Comece a editar.
(Etapa 1 de 30)

O novo padrão de site prevê estrutura com 3 níveis de menu.

Essa estrutura de níveis estará refletida e acessível via Menu Principal e Mapa do site. E, pela relevância, alguns grupos e itens também poderão ser acessados por atalhos na capa do site.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 2 de 30)

A estruturação de conteúdo em abas é o recurso utilizado para diminuir a necessidade de muitos níveis de menu.

(Etapa 3 de 30)

O novo padrão de site é dividido em 3 grupos de itens:

(Etapa 4 de 30)

Grupo obrigatório:

  • Acesso à Informação
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
(Etapa 5 de 30)
Grupo sujeito ao conteúdo disponível, como:
  • Imagens
  • Vídeos
  • Áudios
  • Publicações
(Etapa 6 de 30)

Grupo de assuntos específicos do Órgão, com itens que tratam de particularidades como:

  • notícias
  • eventos
  • campanhas
  • ações
(Etapa 7 de 30)

No novo site, o acesso integral a esses três grupos e seus respectivos subitens será feito via Menu Principal e via Rodapé.


A capa do site exibirá atalhos para itens de maior relevância. São obrigatórios os atalhos para:

  • Agenda do responsável pelo Órgão
  • Acesso à Informação
  • Centrais de Conteúdo e
  • Atendimento ao Cidadão

Conteúdos como notícias e banners também serão exibidos na capa do site, mas dependerão da necessidade do Órgão e serão definidos pelo Gestor de Conteúdo.

(Etapa 8 de 30)

O grupo Acesso à Informação, além de obrigatório, deve exibir todos os 13 itens de 2º nível, seguindo exatamente esta ordem.

(Etapa 9 de 30)

Os subitens de Acesso à Informação atendem à Lei 12.527/2001 e às recomendações do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Essas recomendações são bastante úteis e podem ser consultadas no Guia de Transparência Ativa.

(Etapa 10 de 30)

Todos os 13 itens devem ser criados obrigatoriamente nessa ordem, sendo possível que alguns remetam o usuário a outro site ou órgão, como, por exemplo, Servidores, que pode direcionar para o Portal da Transparência.

Além dos 13 itens obrigatórios, o órgão pode oferecer outros assuntos muito demandados pela sociedade ou considerados de interesse público.

Nesse caso, o Gestor de Conteúdo definirá os itens adicionais, que deverão ser inseridos após os obrigatórios.

(Etapa 11 de 30)

Apesar de estar vinculada às informações institucionais do Órgão, optou-se por apresentar a Agenda de Autoridades como um item à parte, recebendo destaque desde a capa do site.

(Etapa 12 de 30)

O item Institucional apresenta algumas particularidades.

Suas informações são organizadas em abas, sendo 4 delas com informações inerentes à LAI e, portanto, obrigatórias:

  • Biografia do principal representante do Órgão
  • Estrutura das unidades organizacionais do Órgão, acompanhada ou não de organograma
  • Competências relativas ao Órgão
  • Quem é Quem com nome, cargo e contato do servidor.
(Etapa 13 de 30)

Caso haja necessidade de conteúdo extra, o Gestor de Conteúdo pode acrescentar novas abas, sempre após as 4 obrigatórias.

As abas estarão sujeitas à rolagem horizontal, de acordo com a resolução de tela do usuário.

(Etapa 14 de 30)

Algumas informações ligadas ao subitem Institucional serão organizadas em outros grupos, como:

  • Base Jurídica e Regimentos internos, por se tratar de documentos, serão deslocados para Centrais de Conteúdo > Publicações

  • Endereços, quando referentes ao Órgão, estarão em Canais de Atendimento > Fale Conosco.

  • Endereços, quando referentes a Secretarias pertencentes ao Órgão, deverão estar em sua página específica Composição > Secretarias
(Etapa 15 de 30)

O grupo Composição trata da organização interna do Órgão e também é obrigatório.

O Gestor de Conteúdo organizará os itens de 2º nível de forma a refletir a estrutura do Órgão, com informações sobre Ministro, Gabinete, Secretarias, Assessorias e Departamentos.

As particularidades dos departamentos serão exibidas em abas, contemplando as estruturas internas, competências específicas, currículos de autoridades, histórico e detalhes sobre funcionamento.

(Etapa 16 de 30)

O grupo Centrais de Conteúdo é obrigatório e exibirá itens categorizados pelo tipo de conteúdo disponível:

  • Imagens
  • Vídeos
  • Áudios
  • Publicações
  • Infografia
  • RSS
(Etapa 17 de 30)

Apesar de o grupo Centrais de Conteúdo ser obrigatório, seus itens de 2º nível e 3º nível são opcionais.

Assim, somente deverão ser criados os itens que tiverem conteúdo relacionado.

(Etapa 18 de 30)

O item Publicações concentra documentos anteriormente encontrados em diferentes áreas do site.

Os documentos serão agrupados de acordo com sua área de origem, a fim de facilitar o acesso pelo usuário.

(Etapa 19 de 30)

Arquivos locais de Publicações devem ser apresentados em listagem formato “Notícias”, com informações de detalhamento do arquivo.

(Etapa 20 de 30)

Em Imagens a página apresentará thumbnail das fotos, permitindo ampliação após um clique.

Novos conteúdos acrescidos pós-migração deverão ser incluídos em canais de armazenamento externo.

(Etapa 21 de 30)

Arquivos locais de Áudios deverão ser apresentados em listagem formato “Notícias”, com informações de detalhamento do arquivo.

(Etapa 22 de 30)

Com a migração, há expectativa de redução de custos com armazenamento local de arquivos de mídia.  Assim, todo e qualquer novo conteúdo deve ser armazenado externamente, em ferramentas específicas para cada formato:

  • Imagens: Flickr, Instagram
  • Vídeos: Youtube, Vimeo
  • Áudios: Soundcloud, Spotify
  • Publicações: Issuu


Caso os itens do grupo Centrais de Conteúdo sejam compostos exclusivamente de conteúdo de sites externos, o usuário será redirecionado para os respectivos canais do Órgão.

Caso haja conteúdo local e externo, deve haver uma página interna de exibição de conteúdo local, além de link para o site externo.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 23 de 30)

O grupo Canais de Atendimento oferecerá obrigatoriamente 3 itens de 2º nível:

  • Fale Conosco – com formulário ou apenas texto com informações de contato
  • Ouvidoria – com link para Fala.BR
  • Imprensa – material destinado aos veículos de mídia
(Etapa 24 de 30)

No item Imprensa é obrigatória a aba Foto Oficial do Ministro.

Outros itens como Notas à Imprensa, Clipping, Mailing e Contato do setor de Imprensa poderão ser disponibilizados de acordo com a necessidade do Órgão.

(Etapa 25 de 30)

As Redes Sociais, presentes no rodapé do site e acessadas também por meio de Centrais de Conteúdo, funcionarão como hospedagem externa de conteúdo.

(Etapa 26 de 30)

O grupo Assuntos é a parte mais maleável do mapa do site.

Assuntos formam as particularidades do Órgão, com itens que não pertencem aos grupos obrigatórios - Acesso à Informação, Centrais de Conteúdo ou Canais de Atendimento.

Caberá ao Gestor de Conteúdo incluir e organizar, de forma coerente, os itens que comporão este grupo, observando a relevância e a hierarquia de conteúdo.

(Etapa 27 de 30)

São exemplos de itens específicos do Órgão, que deverão compor o grupo Assuntos:

  • Notícias
  • Eventos
  • Campanhas
  • Ações
(Etapa 28 de 30)

Agora que o mapa do novo padrão de site institucional foi detalhado, já é possível visualizar as alterações que serão necessárias para o Órgão!

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 29 de 30)

Nas próximas demonstrações serão apresentados o fluxo da migração e as ações necessárias por parte do Órgão.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 30 de 30)
FIM da demonstração
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